Os alunos das escolas municipais de Apucarana encantaram o público, essa semana, no Cine Teatro Fênix, com a apresentação de dois saraus de poesias. Na segunda-feira (27), o primeiro recital foi protagonizado pelas crianças do 1º ao 3º ano, enquanto que o outro, na terça (28), teve como principais personagens os alunos do 4º e do 5º ano do ensino fundamental.

As apresentações foram o ponto alto de um projeto literário desenvolvido pela Autarquia Municipal de Educação em toda a sua rede de ensino, com o objetivo de estimular a oralidade e a escrita dos estudantes.

Durante os meses de março e abril, os professores apresentaram às suas turmas as obras de diversos autores brasileiros e propuseram exercícios que foram desde a leitura de poemas, a ilustração e a confecção de cartazes, até a produção textual e a organização de recitais escolares. Os alunos que se apresentaram no Cine Fênix foram aqueles que se sobressaíram nas atividades desenvolvidas pelas instituições de ensino.

Nas duas noites, as crianças foram avaliadas por uma comissão julgadora independente, formada por profissionais das áreas de comunicação, educação e cultura. Todos os participantes foram condecorados com medalhas.

Na segunda-feira, a criança escolhida como destaque foi Vinícius Teixeira Antunes, do 2º ano da Escola Municipal Presidente Médici, que declamou a poesia “O Pato”, de Vinícius de Moraes. Já na terça, empataram em primeiro lugar os alunos Ágatha Lana Pereira de Souza Oliveira, do 4º ano da Escola Municipal Fernando José Acosta, com o texto “Leilão de Jardim” de Cecília Meireles, e Yuri Jacson Inocêncio, do 4º ano da Escola Municipal Humberto de Alencar Castelo Branco, com o poema “Quando eu era pequenino” de Sérgio Capparelli.

O projeto de literatura da AME também envolveu os estudantes da Educação de Jovens e Adultos, cujo recital de poesias já havia sido realizado no início do mês.

Publicações Recomendadas