Com o apoio de um guindaste de grande porte, técnicos da Sanepar colocaram nesta quarta-feira (20/04) uma nova adutora sobre o Rio Indaiá, no Distrito do Barreiro. Os tubos de ferro galvanizado integram o sistema de captação da água que abastece Apucarana e foram elevados ao nível da ponte para que não sejam levados em caso de enxurradas.
Com as fortes chuvas de janeiro, a estrutura foi levada pela força das águas. Na época, para restabelecer o abastecimento, a adutora foi colocada provisoriamente sobre a ponte. “Naquele momento, para atender o abastecimento de água o mais rápido possível, fizemos o desvio da adutora sobre a ponte. Logo a seguir, já providenciamos o projeto definitivo, que agora está sendo implantado”, explica Luiz Carlos Jacovassi, gerente da Sanepar em Apucarana.
De acordo com ele, desde então a Sanepar já investiu R$ 1,2 milhão na recuperação dos estragos no sistema de abastecimento. Somente na elevação da adutora sobre o Rio Indaiá, estão sendo aplicados R$ 200 mil. Jacovassi explica que, na passagem do rio, os tubos metálicos são sustentados por uma treliça metálica com trinta metros de comprimento. “Toda essa estrutura pesa cerca de 6 toneladas e foi içada com o guindaste. Além disso, foram concretados dois pilares de sustentação de cada lado do rio, que somam cerca de 15 toneladas”, detalha Jacovassi.
Todo o trabalho de interligação deverá ser concluído em 15 dias. “Quando tudo estiver pronto, vamos comunicar a população para interligar o sistema. Isso será feito num dia de menor consumo, num domingo, buscando diminuir os transtornos”, afirma, lembrando que durante a execução do serviço Apucarana sofrerá com o desabastecimento momentâneo de água.
O gerente da Sanepar explica ainda que a captação é feita nos rios Caviúna e Pirapó, em pontos que ficam a cerca de oito quilômetros da estação de tratamento, localizada na Vila Regina. “A adutora que foi levada pelas chuvas de janeiro fica no meio do caminho. A estrutura foi reforçada porque a gente percebe que as catástrofes naturais estão acontecendo rapidamente, em menos tempo, e em grandes proporções”, avalia.
O consumo diário de água em Apucarana é de cerca de 24 milhões de litros em dias normais, podendo chegar a picos de 31 milhões em dias de intenso calor. Além da captação nos rios Caviúna e Pirapó, o sistema de abastecimento é complementado por 8 poços artesianos.