A Regional Centro Norte do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), com sede em Apucarana e responsável pelo atendimento dos 17 municípios abrangidos pela 16ª Regional de Saúde do Paraná, é uma das 70 unidades – de um total de 285 instaladas pelo Brasil – contempladas com kit de equipamentos pelo Programa de Capacitação dos Profissionais do Sistema Único de Saúde em Urgências e Emergências. O projeto, de abrangência nacional, é uma iniciativa do Ministério da Saúde, através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi–SUS), em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), de São Paulo, por intermédio do Instituto de Educação e Ciências.
O prefeito Beto Preto (PT) destaca que o objetivo do Governo Federal com o projeto é capacitar, em larga escala, os profissionais que prestam atendimento às vítimas atendidas pelo serviço móvel de urgência. “São equipamentos simuladores de alta qualidade, que vão contribuir para que nossos profissionais estejam sempre preparados para agir nas situações reais que atendem diariamente em Apucarana e toda a região”, pontuou o prefeito.
O kit, doado ao Samu Regional pela iniciativa federal, foi repassado por intermédio da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), e é composto por manequins simuladores de ressuscitação adulto e bebê, cabeças de entubação adulto e bebê, manequim simulador de parto, projetor data-show e um CD instrutivo sobre manuseio e boas práticas dos equipamentos. O investimento na aquisição do kit, repassado gratuitamente ao município, foi de R$23.245,70. “Temos esta conquista como um reconhecimento do Ministério da Saúde para com a atuação do nosso Samu Regional. Em um universo de 285 unidades, apenas 70 foram contempladas, e nós estamos entre elas. Fica a certeza de que os trabalhos estão sendo bem conduzidos por todos de nossa equipe”, comemorou Miquéias Romagnolo, coordenador de enfermagem do Samu Regional Centro Norte.
Até então, a unidade não dispunha dos equipamentos. “Os treinamentos realizados até hoje eram feitos com kits emprestados do próprio Hospital Alemão Oswaldo Cruz”, relata.
Atualmente, dentro do Programa de Capacitação dos Profissionais do Sistema Único de Saúde em Urgências e Emergências, já há na regional um curso em andamento para profissionais do suporte avançado (enfermeiros e médicos) e, em fevereiro, no Centro da Juventude de Apucarana, terá início nova turma para equipes do suporte básico (condutores e técnicos de enfermagem).
Sediado em Apucarana, a Regional Centro Norte do Samu é responsável pelo atendimento dos 17 municípios de abrangência da 16ª Regional de Saúde do Paraná e conta com bases fixas em Arapongas, Jandaia do Sul e Faxinal. São cerca de 100 profissionais, entre equipes administrativas, condutores, telefonistas/radio-operadores, técnicos em enfermagem, enfermeiros e médicos.
Mensalmente, a Regional regula em média 3 mil chamadas pelo telefone 192. “Deste total, cerca de 1,5 mil envolvem atendimento direto, com envio de nossas unidades, seja básica ou avançada”, informa Miquéias. Hoje o sistema conta com seis ambulâncias de suporte básico e duas de suporte avançado. “Nossa regional também é atendida pelo apoio aéreo, baseado em Londrina. Inclusive todas as segundas-feiras um de nossos médicos cumpre plantão na modalidade”, finaliza o coordenador de enfermagem do Samu.
Acionado pelo telefone 192, o Samu tem como principal foco prover atendimento pré-hospitalar à população. As ligações são atendidas por telefonistas que anotam dados do local da demanda, emergência médica ou acidente. Toda ligação é gravada. O caso então é passado ao médico que faz a regulação médica e este presta orientações relativas aos primeiros socorros e decide o tipo de ambulância a ser enviada, como as unidades de suporte avançado (UTIs Móveis), usadas em casos mais graves, ou unidades de suporte básico (composta por um condutor e um técnico de enfermagem).