O Programa Feira Verde de Apucarana começou a substituir as sacolas antigas, que são deixadas com as famílias para facilitar a separação dos recicláveis. A troca está sendo feita durante as edições semanais do programa nos bairros e garante que as famílias tenham um meio prático e padronizado para organizar o material que será trocado por alimentos.

O fornecimento das sacolas é feito por meio de uma parceria com a Cooperativa dos Catadores de Apucarana (Cocap) e o Programa Coleta Mais, da Itaipu Binacional. O prefeito Rodolfo Mota destaca que a entrega das novas sacolas incentiva a participação das famílias e fortalece a cultura de sustentabilidade no município. Ele lembrou que o Feira Verde é um exemplo de política pública que gera benefícios sociais, ambientais e econômicos ao mesmo tempo.

O coordenador do Programa Feira Verde, Willian Siqueira, explicou que as sacolas antigas já estavam desgastadas pelo uso e muitas, até rasgadas. As famílias estão recebendo novas, do tipo ráfia, identificadas com a marca do programa e de seus parceiros, garantindo mais durabilidade e higiene no armazenamento dos recicláveis.

Segundo Siqueira, a troca será feita de forma gradual até o fim do ano, contemplando também as famílias que ainda não tinham recebido o item. Ele ressaltou que o objetivo é que as famílias que participam do Feira Verde utilizem as sacolas padronizadas, o que facilita o transporte e também o trabalho das equipes e cooperados da Cocap.

Ele lembra ainda que o Programa Feira Verde está, toda semana, em uma região da cidade. No dia agendado, as famílias levam os recicláveis até o ponto de troca, onde o material é pesado e trocado por alimentos frescos. Depois, os recicláveis seguem para o barracão da Cocap, onde geram renda para mais de 60 cooperados, fechando o ciclo virtuoso de benefícios.

Publicações Recomendadas