Produtores de arte e cultura de Apucarana estão sendo convocados pela Secretaria da Promoção Artística, Cultural e Turística de Apucarana (Promatur) para colaborar com a construção do Sistema Municipal de Cultura. A iniciativa está em fase de implantação e segue diretrizes do Ministério da Cultura. “Um dos pilares do sistema é a formação do Conselho Municipal de Cultura e para isto já estamos realizando encontros setoriais das diversas áreas culturais e artísticas da cidade para apresentar e colher propostas”, informa professora Maria Agar Borba Ferreira, secretária da Promatur. O objetivo é que o conselho conte com representantes de todos os segmentos. “E para isto a participação de todos é imprescindível”, frisa.

Somente nesta semana duas reuniões aconteceram. “O primeiro grupo que estivemos junto foi o de artesãos e, nesta sexta-feira, conversamos com as pessoas da área de música”, informou Maria Agar. De acordo com ela, cada grupo ouvido tem o direito de indicar dois representantes para compor o futuro conselho. “A meta é que tanto o Conselho Municipal da Cultura quanto o Fundo Municipal da Cultura estejam em funcionamento a partir do próximo ano. O momento de participação é agora, onde vivemos um momento importante para o fortalecimento da cultura local”, diz, salientando que o
Fundo Municipal de Cultura vai cumprir as condições básicas para trazer para o município recursos dos orçamentos das esferas federais e estaduais destinados a cultura, “com o município garantindo consequentemente sua contrapartida”, finaliza. O agente cultural e assessor do município para implantação do Sistema Municipal de Cultura é Rogério Carnasciali.

Publicações Recomendadas