Agentes comunitários de saúde de Apucarana participaram hoje (23/03) de uma palestra ministrada por residentes multiprofissionais, apresentando detalhes sobre sintomas da tuberculose. O evento, organizado pelo Departamento de Epidemiologia da Autarquia Municipal de Saúde e realizado no Pólo da Universidade Aberta do Brasil, integra a Semana de Luta contra Tuberculose, uma doença altamente contagiosa. Somente em Apucarana, no ano passado, foram registrados 21 novos casos da doença, com os pacientes ainda em tratamento.

Apresentar aos agentes comunitários de saúde as características da tuberculose visa capacitar estes profissionais para identificar os portadores da doença, para início imediato do tratamento. Segundo a auxiliar de enfermagem Márcia Cristina Caliman, do Departamento de Epidemiologia, é fundamental que os agentes comunitários conheçam os sintomas da doença e assim encaminhar o paciente a unidade básica de saúde para os exames necessários. “Desta forma, será possível iniciar o tratamento de imediato, pois a tuberculose tem cura”, completa a auxiliar de enfermagem. Segundo ela, os medicamentos receitados pelos médicos das UBS são gratuitos, fornecidos pelo Ministério da Saúde.

A literatura médica, referente a tuberculose, mostra que o bacilo de Koch é transmitido nas gotículas eliminadas pela respiração, por espirros e pela tosse. Para que a infecção inicial ocorra, é necessário que ele chegue aos alvéolos. Se não alcançar os pulmões, nada acontece. A partir dos alvéolos, porém, pode invadir a corrente linfática e alcançar os gânglios, órgãos de defesa do organismo.

ESTATÍSTICA – Conforme a Organização Pan-americana da Saúde, mais de 2 bilhões de pessoas, correspondente a um terço da população terrestre estão infectados com o bacilo de Koch, e 10% destes irão desenvolver a doença durante seu curso de vida. Dos quase 13 milhões de casos de Tuberculose em 2013, nove milhões foram casos novos, porém três milhões foram não diagnosticados, não tratados ou oficialmente não registrados em algum programa oficial de atendimento à pacientes com a doença. Muitos destes morrerão, ou seguirão tratamentos desconhecidos para tuberculose, porém a maioria irá continuar a infectar outras pessoas. São necessários maiores esforços para fechar esta brecha, pois apesar dos programas atuais, esta proporção de pacientes não atingidos permanece a mesma nos últimos 7 anos.

CARACTERÍSTICAS – Sintomas – Tosse por mais de duas semanas, produção de catarro, febre, sudorese, cansaço, dor no peito, falta de apetite e emagrecimento são os principais sintomas da tuberculose. Nos casos mais avançados, pode aparecer escarro com sangue.

Diagnóstico – Leva em consideração os sintomas e é confirmado pela radiografia do pulmão e análise do catarro. Ajudam a confirmar o diagnóstico o teste de Mantoux (PPD), que consiste na aplicação de tuberculina (extraída da própria bactéria) debaixo da pele, a broncoscopia e a biópsia pulmonar.

Publicações Recomendadas