Os moradores dos residenciais Sumatra I, Sumatra II e Jaçanã, com 1.301 casas, ganham a partir da segunda quinzena de abril, uma quadra inteira de equipamentos públicos. A estrutura que está em fase final de construção inclui uma escola de porte médio, uma Unidade Básica de Saúde (UBS), um Centro Municipal de educação Infantil (CMEI) e um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

São 3.500 metros quadrados de construção, com um investimento de R$ 4,2 milhões. “Infelizmente, as persistentes chuvas dos últimos meses prejudicou o cronograma das obras, que agora estão em fase de cobertura e acabamento, mas esperamos poder entregar toda essa estrutura de atendimento à comunidade até o final do mês de abril”, informa o prefeito Beto Preto.

Segundo ele, esse é um conceito criado nos novos projetos do Minha Casa Minha Vida. “O bairro já nasce com os serviços públicos que são indispensáveis para o bem estar social das famílias, que passam a dispor, bem próximo de suas casas de escola, posto de saúde, creche e um Cras”, explica o prefeito, assinalando que “esta é mais uma vitória da moradia popular, onde as famílias têm à disposição um bairro completo”.

ESCOLA– A Escola Municipal Fernando José Acosta, com 2,6 mil metros quadrados e quadra esportiva coberta, atenderá cerca de 400 crianças, moradoras dos residenciais Sumatra I e II, Jaçanã e Cerejeiras, com turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

O prédio próprio da Escola Municipal Fernando José Acosta está em fase final de construção, mas as aulas já começaram e, até a conclusão das obras, a nova unidade de ensino funciona junto ao CAIC, em espaço compartilhado com a Escola Vida Nova. A Autarquia Municipal de Educação (AME) assegura transporte para todos os alunos.

CRAS– O prefeitoBeto Preto revela que o Centro de Referência da Assistência Social que está sendo concluído no Sumatra vai dispor de uma sala multiuso, sala de coordenação, recepção, sala de atendimento das famílias, copa, almoxarifado, banheiros adaptados para funcionários e para o público, além de acesso externo coberto.

São 105 metros quadrados de construção e essa estrutura vai dispor de três assistentes sociais, duas psicólogas, uma pedagoga, quatro funcionários administrativos e uma auxiliar de serviços gerais. “O CRAS é a porta de entrada de assistência social, para a tarifa social de energia e da água, bolsa família e orientação geral sobre todos os benefícios sociais”, explica o prefeito.

UBS– A Unidade Básica de Saúde Eunice Penharbel, tem área de 224 metros e, a partir do momento em que começar a funcionar, irá dispor de dois médicos para consultas. Também vão prestar atendimento no posto de saúde equipes do Núcleo de Apoio ao Saúde da Família (NASF), com fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas e educadores físicos.A UBS vai dispor ainda de enfermeiros, auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde. No local serão disponibilizadas vacinas, curativos e outros procedimentos.

CMEI– O Centro Municipal de Educação Infantil Alice Pereira de Araújo, da região do Sumatra, tem área construída de 600 metros quadrados e terá capacidade para abrigar 120 crianças. Nele as famílias terão à disposição educadores infantis, material didático e alimentação com supervisão de nutricionistas.

(((QUADRO)))

Escola – 2.600 m2

Creche – 600 m2

UBS – 224 m2

CRAS – 105 m2

Publicações Recomendadas