Os alunos do 2º ano do ensino fundamental de todas as escolas municipais de Apucarana responderam hoje (28/11) à etapa final da Provinha Brasil – uma avaliação preparada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP) com o objetivo de diagnosticar os níveis de alfabetização das crianças após um ano de estudos, de maneira que as informações resultantes possam apoiar a prática pedagógica do professor em sala de aula.

Ao todo, cerca de 1.300 estudantes foram submetidos ao teste, que foi realizado em duas etapas. “Em maio, as crianças responderam à primeira avaliação que mediu os seus conhecimentos prévios e agora, a outra que irá mensurar a sua evolução ao longo do período letivo”, explicou a coordenadora pedagógica da Autarquia Municipal de Educação (AME), professora Gislaine Andrade Ockner, acrescentando ainda que a prova é composta de 40 questões, divididas entre as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

De acordo com a diretora-presidente da AME, Marli Regina Fernandes da Silva, a adesão a Provinha Brasil é opcional às Secretarias de Educação. “Mas a AME fez questão de aplicá-la em suas escolas, pois entendemos se tratar de mais uma importante ferramenta para o embasamento de novas estratégias voltadas à melhoria da educação municipal”, disse.

Ela ainda lembrou que, no mês passado, a AME já aplicou para os alunos do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental, a Avaliação Municipal da Aprendizagem (AMA), que também se destina a aferir o patamar de conhecimento dos estudantes e a equidade do ensino ofertado pelas escolas municipais.

Graças a todos esses esforços, segundo Marli, a educação básica apucaranense tem avançado bastante na administração do prefeito Beto Preto. “Na última divulgação dos resultados do IDEB, o município atingiu média 6,5, sendo o segundo melhor colocado no Estado do Paraná”, afirmou.

Publicações Recomendadas