A prefeitura de Apucarana realizou ontem (25) a formatura de mais uma turma do Pronatec, um programa de qualificação profissional gratuita do governo federal que somente nos últimos dois anos formou cerca 700 alunos na cidade. A solenidade desta quarta-feira marcou a entrega de certificados para 34 formandos dos cursos de Administração e Mecânica de Freios e Suspensão.

Com 160 horas de duração, os dois cursos foram ministrados no Centro da Juventude pelo Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT), de Londrina. O objetivo de qualificar a população para o mercado de trabalho começou ser atingido mesmo antes da conclusão dos cursos. “Nossos formandos, pelo menos oito, nos procuraram dizendo que precisavam do certificado o quanto antes para começar a trabalhar”, relatou Francisco Arrebola, diretor do Centro Qualificação Total, onde funciona o programa municipal capacitação profissional da população mediante a oferta de cursos gratuitos.

O coordenador de desenvolvimento profissional do SEST/SENAT, de Londrina, Alfredo Lepri, agradeceu o empenho do prefeito Beto Preto e sua equipe para viabilizar os cursos recém concluídos na cidade. “Trabalho há 13 anos no sistema SEST/SENAT e somente nos últimos dois anos começamos a trazer nossos cursos para a cidade, através do apoio da atual administração. “A entrega deste certificado representa não só a conclusão de um curso. Hoje, essas 34 pessoas adquiriram a formação de cidadão”, afirmou Lepri.

Os números de vagas oferecidas pelo Pronatec e pelo Centro da Qualificação Total do município, e os números de formandos, que somam mais de 800, mostram o quanto a qualificação profissional é valorizada neste mandato. “Apucarana se tornou nos últimos dois anos na capital da qualificação profissional. Temos parcerias maravilhosas, como o SEST/SENAT para viver essa realidade. Vamos trazer o que puder de cursos através do Pronatec e a prefeitura também vai fazer a parte dela comprando cursos para oferecer gratuitamente à população. Na próxima semana vou a Brasília tentar mais vagas para o Pronatec e vamos fazer de 2015 outro ano marcante na oferta de oportunidade de qualificação profissional gratuita para os apucaranenses”, afirmou Beto Preto.

O formando Paulo Azevedo destacou a qualidade do curso que freqüentou. “Estou muito bem capacitado para uma boa de excelente oportunidade de emprego”, declarou lembrando que este é o segundo curso de conclui através do Pronatec. O primeiro foi de frentista.

Publicações Recomendadas