Alunos que desde o mês de março participam do curso profissionalizante de Serviços Pessoais (manicure, pedicure, cabeleireiro, depilador, maquiagem), junto ao Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã, participaram durante esta quarta-feira (26/06), no piso superior da Loja Leo Cosméticos, de uma atividade que envolveu demonstração de produtos de beleza e aprendizado prático.
A parceria com a LLOCosméticos, de Londrina, distribuidora dos produtos Lowell, foi viabilizada pela prefeitura e faz parte de mais uma etapa de contrapartidas municipais dentro do programa. “Além dos produtos, a empresa veio proporcionar gratuitamente um dia de informações e ensinamento de novas técnicas a todos os alunos”, destaca Denise Canesin Moisés Machado, secretária Municipal da Mulher e Assuntos da Família e uma das coordenadoras locais do Projovem. “É muito gratificante ver a evolução dos jovens e constatar que este programa é realmente transformador de realidades”, diz.
Segundo Regiane Martins de Mello Chiapina, coordenadora do curso de Serviços Pessoais, a atividade extra será importante para a formação dos jovens. “O que eles (alunos) estão aprendendo aqui vai acrescentar muito no aprendizado, contribuindo para saírem ainda melhor do Projovem, ainda melhor preparadas para o mercado de trabalho”, depõe.
O conteúdo da tarde de aprendizado prático foi ministrado pelo técnico Cláudio Oliveira e pelo supervisor de vendas Carlos Alberto Ubaldino. “Agradecemos muito ao convite do município, estamos à disposição para novas parcerias como estas”, disse Ubaldino. Ele informou que a Lowell é uma empresa 100% nacional, mas que seus produtos são fabricados com matéria-prima importada. “A marca está no mercado há 23 anos”, conclui.
O Projovem – Uma conquista junto à Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária (SETS), além dos cursos profissionalizantes na área de Serviços Pessoais, Apucarana tem em atividade turmas nos cursos de Administração e Vestuário (costureiro). Direcionados a jovens com idades entre 18 a 29 anos, a condução local dos cursos estará sob a responsabilidade da Agência do Trabalhador, da Coordenação de Cursos Profissionalizantes da Secretaria Municipal da Indústria e Comércio e também da Secretaria da Assistência Social da Prefeitura de Apucarana.
“Além de uma bolsa-auxílio mensal no valor de R$100, os selecionados no Projovem Trabalhador durante o curso, têm direito ainda a vale-transporte, lanche, camiseta de uniforme, material didático e certificado de conclusão expedido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)”, lembra o prefeito Beto Preto (PT). Ele destaca que o Projovem Trabalhador tem suas raízes no Governo Federal, sendo um programa nacional de qualificação de jovens para a inserção no mercado de trabalho.