Cerca de 1.500 alunos, matriculados no terceiro ano do ensino fundamental nas 36 escolas municipais de Apucarana, serão contemplados esse ano com o Vamos Ler, projeto desenvolvido pelo jornal Tribuna do Norte e que conta com o apoio da Autarquia de Educação (AME). O lançamento da edição 2014 do programa foi realizado na manhã desta quarta-feira (06/08), na sede da escola Dr. Joaquim Vicente de Castro, na Vila Santa Rosa.

A partir de hoje até o final do ano, alunos e professores receberão semanalmente em suas escolas exemplares do jornal Tribuna do Norte, que serão lidos e trabalhados em sala de aula. O objetivo é estimular entre as crianças o hábito da leitura e a construção de senso crítico. Depois de esgotadas as finalidades acadêmicas, cada estudante ainda poderá levar o jornal para casa, democratizando assim as informações entre os seus familiares.

Estiveram presentes à solenidade, que marcou o início das atividades do projeto, o prefeito municipal, Beto Preto, a diretora-presidente da AME, professora Marli Regina Fernandes da Silva, o diretor do grupo Tribuna, Gustavo Marçal, a coordenadora do Vamos Ler!, Michela Prestes, os vereadores José Airton de Araújo (Deco) e Aurita Bertoli, o secretário municipal de meio ambiente, Éwerton Pires, além da diretora Simome Vivan e demais professoras da escola Dr. Joaquim Vicente de Castro.

Para a diretora-presidente da AME, professora Marli, a coordenação do Vamos Ler acertou na eleição dos estudantes do 3º ano para receberem o projeto em 2014. “A Autarquia de Educação está investindo seus esforços para que todos os alunos da rede municipal sejam plenamente alfabetizados até os oito anos de idade. E o terceiro ano do ensino fundamental representa um momento em que as crianças estão descobrindo a leitura e a interpretação de textos. Nesse sentido, o projeto Vamos Ler vem somar com os trabalhos desenvolvidos pelos nossos professores”, disse.

Já a vereadora Aurita Bertoli parabenizou o Grupo Tribuna por investir na educação apucaranense. “Nós sabemos que, por lei, todas as empresas têm que destinar parte de seus lucros para projetos de responsabilidade social. No entanto, entre tantas possibilidades, vocês decidiram investir na leitura das nossas crianças e essa, com certeza, foi a escolha mais inteligente possível”, afirmou. Gustavo Marçal, por sua vez, replicou dizendo que a empresa que representa é a parte envolvida que mais ganha com a execução do Vamos Ler. “Porque nós estamos ajudando a formar cidadãos melhores, com senso crítico e que serão formadores de opinião no futuro. Eu só tenho que agradecer a abertura que a AME tem dado ao nosso jornal nas suas escolas”, garantiu.

Finalizando, o prefeito Beto Preto ainda desejou aos alunos presentes um bom aprendizado. “Que vocês estudem bastante e tenham um excelente aproveitamento desse projeto, porque informação e conhecimento são duas ferramentas essenciais para o crescimento humano”, disse.

Publicações Recomendadas