Patrocinado pela Petrobras através do programa Petrobras Socioambiental, o projetoEsporte e Cidadania Paraná, desenvolvido pela Associação de Desenvolvimento Humano e Social (ADDES), foi lançado oficialmente em Apucarana nesta terça-feira (23/02). O ato, com a presença de autoridades, coordenadores e alunos aconteceu no Centro da Juventude, que também será o local das atividades da iniciativa que objetiva, por intermédio de aulas gratuitas de Karatê Tradicional, Judô e Arte/Cultura, promover um desenvolvimento integral e saudável de crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social. Além de Apucarana, onde o projeto tem parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, o “Esporte e Cidadania Paraná” também será realizado em Pinhais, Pitanga, Laranjeiras do Sul e Umuarama.

O prefeito Beto Preto, em viagem oficial a Curitiba, foi representado pelo secretário de Governo, Othoniel Gonçalves. “Na sociedade existes três grupos de pessoas. Há aquele que não sabe e não quer saber de esporte, mas também aquele grupo que sabe porém tem medo, tem preguiça de contar que sabe. Todavia, existe um terceiro grupo, das pessoas que sabem e fazem acontecer através do esporte e ele é formado por vocês, alunos deste projeto. Parabéns por optarem em fazer a diferença. O que realmente faz a inclusão social é o esporte, ele é maravilhoso”, destacou Gonçalves, informando que o prefeito de Apucarana é um grande incentivador do esporte. “O Beto gostaria muito de estar aqui hoje no lançamento deste projeto, mas precisou viajar para defender os interesses da cidade em Curitiba, porém deixou o seu abraço e desejo de que todos possam ir até o final das atividades, aproveitando ao máximo o que será oferecido”, concluiu o secretário municipal.

Com previsão de atender mais de 400 crianças e adolescentes com idades entre 12 e 17 anos nos próximos dois anos, além das aulas de Karate, Judô e Arte/Cultura, os alunos do projeto terão atividades de cidadania e integração, ligadas a biodiversidade, equidade de gênero e inclusão social. “Estamos muito honrados em ser um dos municípios contemplados para desenvolver esta iniciativa e estamos colocando toda nossa estrutura em favor das ações, que visam atender de forma integral e saudável o desenvolvimento de nossas crianças e adolescentes”, pontuou professor Paulo Aparecido Kisner (Paulão), secretário Municipal de Esportes e Lazer.

Sobre o projeto Esporte e Cidadania –
Baseado na defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, nos princípios do Esporte Educacional e na filosofia das artes marciaiso“Esporte e Cidadania Paraná” foi um dos 34 projetos aprovados pela seleção pública de projetos sociais promovida pelo programa Petrobras Socioambiental em 2014, que contou com a inscrição de 1.421 iniciativas.

Sobre a ADDES
– A Associação Educacional de Desenvolvimento Humano e Social (ADDES) é uma instituição social, sem fins lucrativos, que tem por missão “oportunizar o desenvolvimento humano e social por meio da prática de atividades esportivas, sociais e culturais”. Foi fundada em agosto de 2004, com sede em Curitiba, com objetivo de consolidar e dar continuidade aos projetos socioeducativos desenvolvidos pela Federação Paranaense de Karate Tradicional. Desde então, a ADDES constitui parcerias com governos e iniciativa privada para atender crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social.Ao longo de sua atuação, outros segmentos foram beneficiados, tais como adultos e idosos. Contudo, ainda hoje, seu público prioritário é a infância e juventude. Os projetos da entidade estão baseados dentro de quatro eixos principais de atuação: aulas práticas e teóricas do Karate Tradicional; atividades de arte e cultura; outras atividades esportivas e atividades de participação cidadã. Fazem parte da história da ADDES mais de 12 mil pessoas.

Publicações Recomendadas