Através de um pré-agendamento já realizado, 15 cachorras serão castradas neste sábado (11/02) no centro cirúrgico do Canil Municipal de Apucarana. Trata-se do 6º Mutirão de Castração de Fêmeas, promovido pelo Projeto Amigos do Bicho e que conta com o apoio da Soprap e da Prefeitura de Apucarana.
Conforme Jaqueline Negreti, organizadora da ação, o projeto foi iniciado em 2012 com poucos apoiadores. “Já no ano seguinte, obtivemos um número expressivo de patrocinadores, que recebem o selo Empresa Amiga do Bicho”, afirma Jaqueline, acrescentando que os custos da ação são bancados pelos apoiadores. “Contamos até o ano passado com 68 empresas e conseguimos mais quatro, totalizando agora 72 empresas”, frisa.
Segundo ela, os animais que passarão pelo procedimento foram definidos previamente através do projeto. “Há um critério de avaliação. Nesta ação específica serão castradas 15 cachorras através do Projeto Amigos do Bicho”, observa, afirmando ainda que 20 gatas  definidas pela Soprap e que são internas do Canil também serão castradas neste dia.
Jaqueline Negreti reforça que, ao longo dos anos, o número de castrações realizadas através do projeto vem crescendo. Em 2013 foram 143 castrações, que subiram para 218 no ano passado. “A nossa meta para 2017 é superar esses números. Para isso, estamos trabalhando a todo vapor. Além dos procedimentos deste final de semana, já temos agendado para o dia 19 um novo mutirão, desta vez na Universidade Estadual de Londrina, em parceria com o Hospital Veterinário e Prefeitura de Londrina”, ressalta.
Conforme Jaqueline, o projeto de castração foi criado pois é  um método simples e eficaz que impede a reprodução sem controle, evitando o abandono e sofrimento destes animais. “Outro ponto importante a destacar é que cachorros e gatos nas ruas representam riscos à saúde da população. Estes animais podem transmitir doenças como dermatoses, leptospirose, raiva, leishmaniose visceral e muitas outras”, cita.
Uma cachorra não esterilizada e seus descendentes podem gerar em seis anos 64 mil filhotes e no caso das gatas o número é ainda maior. “Diante desta triste situação, tomamos a iniciativa de criar um projeto com o objetivo de angariar fundos para castrar um número considerável de animais, através da colaboração de empresários que se identificam com a causa”, pontua, lembrando que os mutirões anteriores foram realizados em outras cidades e que essa será a primeira vez em que o Projeto Amigos do Bicho vai realizar o mutirão em Apucarana. “Agora, com o centro cirúrgico no Canil Municipal, temos um local adequado para realizar o procedimento”,completa.

Publicações Recomendadas