A Autarquia Municipal de Educação (AME) e a Cooperativa Agropecuária e Industrial (Cocari) realizaram, nesta segunda-feira (03/11), a entrega de presentes para os três alunos melhores colocados no 8º Prêmio Nacional de Redação do Programa CooperJovem. O ato foi realizado no gabinete do prefeito Beto Preto.
O Cooperjovem é uma iniciativa da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), desenvolvida em âmbito nacional pelo Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), que tem como objetivo estimular e fortalecer entre professores e educandos o conhecimento sobre o cooperativismo e a vivência da Cultura da Cooperação. Na região de Apucarana, as atividades estão a cargo da Cocari.
Em 2014, 75 estudantes participaram do Programa Cooperjovem, todos matriculados no 4º ano do ensino fundamental em cinco escolas da rede municipal: Escola Professora Maria Madalena Côco (Vila Martins), Escola Dr. Edson Giacomini (Núcleo Afonso Alves de Camargo), Escola Professor Alcides Ramos (Núcleo Osmar Guaracy Freire), Escola Vereador José Ramos de Oliveira (Distrito de Pirapó) e Escola Wilson de Azevedo (Distrito de Caixa de São Pedro).
Para o 8º Prêmio Nacional de Redação, eles leram o material didático recebido da cooperativa, realizaram pesquisas, discutiram em sala e escreveram sobre o tema “Desenvolvimento sustentável para todos. Juntos, podemos construir um mundo melhor”.
A aluna Verônica Guerra Duarte e Silva, da Escola Municipal Professora Maria Madalena Côco, ficou em primeiro lugar no concurso. No texto intitulado “Cooperar para uma vida melhor”, ela ressaltou a importância da conscientização e de mudanças de hábitos por parte da população para a manutenção da cidade limpa. “Eu falei que, quem joga lixo na rua, a casa deve ser um lixo também”, afirmou. A professora Daniérica Florença da Silva foi quem orientou a produção do conteúdo.
A Escola Madalena Côco ainda conquistou a segunda colocação, com a redação “Cooperação no mundo”, da aluna Ana Júlia Rosina de Oliveira, supervisionada pela docente Rachel Lemes de Melo Alves Martins. Já o terceiro lugar foi alcançado por Lucas Felipe Duarte Nicaretto e sua professora Andrea Cristina da Silveira, da Escola Municipal Vereador José Ramos de Oliveira, que juntos compuseram a narrativa “Um garoto obediente”.
Cada um dos três estudantes recebeu como prêmio um brinquedo pedagógico oferecido pela Cocari, enquanto as professoras foram agraciadas com um kit de perfumarias. “Os presentes são um incentivo para que eles continuem se dedicando aos estudos e tenham uma boa formação”, disse o supervisor da unidade apucaranense da cooperativa, Antônio César Luppi, que participou do ato acompanhado do técnico agrícola Alceu Rodrigues da Silva Júnior.
O prefeito Beto Preto, por sua vez, destacou a importância dos concursos para a Educação Integral. “Eles contribuem para a nossa escola de 9 horas como um reforço escolar, para que as crianças possam chegar ao 5º ano lendo com tranquilidade, entendendo os textos e fazendo contas de matemática de maneira satisfatória. Nós temos que dar aos alunos todas as oportunidades que eles merecem”, afirmou.
No mesmo sentido, a diretora-presidente da AME, professora Marli Regina Fernandes da Silva, parabenizou a todos os envolvidos e garantiu que projetos como o da Cocari são sempre bem vindos. “São atividades que complementam o currículo escolar e oportunizam outros olhares aos nossos alunos”, concluiu.