O Ministério da Educação credenciou o Município de Apucarana, através da Autarquia Municipal de Saúde, a oferecer Residência Médica e Residência Multiprofissional, para capacitar profissionais da área de saúde. Serão realizados processos seletivos para escolha de sete médicos nas áreas de Programa Saúde da Família, Dermatologia e Nefrologia. Também serão selecionados 27 profissionais nas áreas de psicologia, odontologia, nutricionista, fisioterapeuta, enfermagem, educador físico e serviço social. Nas duas residências, profissionais que atuam em Apucarana serão os preceptores, depois de cumprirem as exigências do organismo federal.

O médico Hélio Kissina, coordenador da Residência Médica, disse que os residentes estarão atuando na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Cisvir, Hospital da Providência e Hospital Materno Infantil. “Estes profissionais terão contato direto com pacientes e receberão acompanhamento de médicos capacitados em suas áreas específicas, ampliando seus conhecimentos e preparando-se para suas carreiras”, manifesta o médico. Kissina explica que serão oferecidas três vagas para o Programa Saúde da Família; duas para dermatologia e duas para nefrologia.

Quanto a Residência Multiprofissional, o Paraná recebeu 55 bolsas e 27 destas ficarão em Apucarana. Os profissionais atuarão no Cisvir, Unidades Básicas de Saúde, Escola da Gestante, Vigilância Epidemiológica e Sanitária, CAPS AD e Infantil, Caps I (Cambira) e atenderão ainda pacientes dos municípios que compõem a 16ª Regional de Saúde. A enfermeira Franciele Nogueira Smanioto, coordenadora da Residência Multiprofissional frisa que os selecionados cumprirão 60 horas semanais de trabalho, sendo 48 horas em trabalho de campo, mantendo contato direto com as equipes. “Serão dois anos de intenso aprendizado, capacitando estes profissionais para atuarem em suas especialidades com segurança”, completa a coordenadora.

Para o presidente da Autarquia Municipal de Saúde, Roberto Kaneta, “Apucarana cumprir todas as exigências do Ministério da Educação para obter o credenciamento as duas residências, principalmente quanto aos preceptores, profissionais com mestrado comprovado através dos respectivos currículos”. Kaneta salienta que poderão participar dos processos seletivos profissionais de todas as partes do País. Ele lembra que Apucarana é a única cidade do Paraná a oferecer a Residência Multiprofissional na área de saúde mental.

Já o prefeito Carlos Alberto Gebrin Preto destaca que este credenciamento pelo Ministério da Educação é a demonstração da seriedade da atenção que o Município de Apucarana dispensa à saúde. “A partir do momento em que mostramos o interesse em oferecer as duas residências – Médica e Multiprofissional – técnicos do Ministério da Educação fizeram uma avaliação do potencial do município, conheceram o trabalho aqui oferecido e concluíram pela viabilidade do credenciamento”, ressalta o prefeito.

As coordenações das duas residências estão elaborando os editais, para definir as datas dos processos seletivos.

Publicações Recomendadas