Noventa e cinco profissionais da Autarquia Municipal de Educação (AME), entre diretoras e coordenadoras das escolas e CMEIs, receberam na noite de ontem seus diplomas de conclusão do curso de pós-graduação em “Gestão escolar nos desafios da educação integral contemporânea”. A sessão solene, realizada no auditório da Facnopar, foi marcada pela emoção das formandas, após dezoito meses de estudos e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) às bancas examinadoras.
A especialização (Lato Senso) foi ofertada pela AME, sem custos para os professores, um fato inédito na rede municipal de ensino. Com carga horária de 370 horas, o curso foi iniciado em julho de 2013 com aulas ministradas por docentes mestres e doutores de diversas instituições, incluindo vários da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e da própria Facnopar.
A iniciativa, segundo a diretora-presidente da AME e também coordenadora da pós-graduação, professora Marli Regina Fernandes da Silva, teve como objetivo capacitar os administradores das unidades escolares para que eles possam exercer uma gestão democrática embasada na legalidade. “Isso representa um grande avanço para os nossos profissionais e representa melhor aprendizado para os nossos 12 mil alunos”, avalia.
Conforme destaca Marli Regina Fernandes da Silva, as diretoras, coordenadoras e orientadores estão agora melhor preparadas para lidar com documentação e plano de aulas, além de mais inteiradas acerca das novas tendências pedagógicas, baseada nas reflexões dos alunos. Marli ainda acrescenta que a formação continuada dos servidores é também uma exigência do prefeito Beto Preto. “Constantemente, ele nos pede para investirmos não apenas na estrutura física das nossas unidades escolares, mas também no capital humano da educação, que são as professoras, merendeiras, auxiliares de limpeza, secretárias e todos os demais servidores da AME”, assinala.
A coordenadora acadêmica da Facnopar, professora Maria de Lourdes Braguetto, discursou no evento e enalteceu a proposta desta especialização. “As diretoras e coordenadoras trabalharam com a realidade atual das demandas nas suas escolas. Faço questão de parabenizar o prefeito Beto Preto e a secretária Marli Fernandes pela oferta gratuita desta pós-graduação aos professores”, destacou.
A ementa da pós-graduação contemplou desde fundamentos teóricos, com temas como História da Educação Brasileira e Políticas Públicas Municipais, até questões referentes à gestão humana, gestão pedagógica e gestão organizacional. As aulas foram todas presenciais e, como trabalho de conclusão de curso, os participantes realizaram a revitalização do Projeto Político Pedagógico (PPP), do Regimento e Regulamento Escolar e do Plano de Ação 2013/2016 das escolas e CMEIs em que atuam.
Na mesma solenidade, foram entregues os certificados de formação continuada para vinte e cinco professores da disciplina de Língua Inglesa da AME. “A partir de agora, o Inglês passa a ser ofertado em todas as 36 escolas municipais, além de todos os CMEIs”, anunciou o prefeito Beto Preto.