Dos 973 consumidores atendidos no mês de março, 909 tiveram suas reclamações resolvidas no próprio Procon, localizado na Rua Corifeu de Azevedo Marques (entre a prefeitura e o Complexo Esportivo Lagoão). “O acordo junto aos fornecedores evitou a abertura de processos administrativos, totalizando 94,45% de soluções imediatas”, ressalta Robson de Souza Cruz, coordenador geral do Procon em Apucarana.
De acordo com o balanço divulgado, foram 650 atendimentos pessoais, 247 por telefone e ainda outras 76 reclamações recebidas por e-mail. Desse total, somente 64 situações não tiveram soluções imediatas, sendo necessária a abertura de processos administrativos. “O trabalho é resultado do esforço de toda a equipe, formada por um coordenador geral, dois agentes técnicos e três estagiárias”, frisa Robson.
Em março, mais uma vez o setor de telefonia fixa e móvel liderou o ranking das reclamações, com 259 registros, seguido por bancos, financeiras e operadoras de cartões de crédito (101 reclamações), lojas, supermercados, prestadores de serviços de saúde e na área de educação (113 reclamações), eletrônicos (63 reclamações) e compras pela Internet (19 reclamações).
Além dos atendimentos na sede, o Procon realizou neste período atividades de fiscalização externa. “Devido a denúncia de desrespeito à Lei Municipal 66/2001, que estabelece as obrigações das instituições financeiras em relação aos seus usuários, houve um trabalho de fiscalização em cinco agências bancárias”, relata o coordenador local do Procon, lembrando que também foi realizada uma pesquisa de preços dos combustíveis nos postos de Apucarana.
O Procon tem a função de coordenar e fiscalizar as relações de consumo, fazendo valer os direitos do cidadão. O contato pode ser feito diretamente na agência, localizada na Rua Corifeu de Azevedo Marques, 424 (entre a prefeitura e o Complexo Esportivo Lagoão), pelo telefone 3425-2034, ou ainda pelo e-mailproconapucarana@gmail.com.