Com o advento das festas juninas e julinas, onde as comunidades cultuam com alegria, dança, fogos e comilança os santos da época, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Apucarana (Procon) atua como órgão orientador e fiscalizador, buscando garantir a saúde e a segurança da população.
De acordo com o coordenador Robson de Souza Cruz, as pessoas devem redobrar os cuidados na compra dos produtos. “No que tange alimentos, como por exemplo amendoim, pipoca, paçoca, quentão, canjica, é importante observar as condições de armazenamento, da embalagem, tempo de validade, identificação do fabricante ou importador, evitando problemas futuros”, diz Robson.
No caso da compra a granel, é fundamental verificar a qualidade do produto e até mesmo o cheiro, o que pode indicar a presença de fungos e a impossibilidade de consumo. “No caso da aquisição do alimento já pronto, nas festas, é importante que o consumidor verifique se a pessoa utiliza avental, luvas, toca na cabeça, além dos utensílios estarem bem limpos, para não comprometer a qualidade final do alimento”, ressalta o coordenador.
Perigo – É no mês de junho – as estatísticas comprovam – que acontecem acidentes com fogos de artifícios e outros artefatos, como buscapé, bombinhas, estalinhos, cujos danos podem ser irreversíveis. A recomendação do coordenador do Procon Apucarana, Robson de Souza Cruz, é quanto a qualidade destes produtos. “É fundamental a aquisição de produtos do gênero com selo do fabricante, característicos e explicações sobre manuseio, mais precisamente sobre o risco à saúde”, orienta.
Mesmo os considerados de menor potencial de risco, não podem ser manuseados por crianças. “Os pais podem considerar este lembrete um exagero, mas o que pensa é na integridade física da criança”, conclui Robson.
Serviço: A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor funciona na Avenida Corifeu de Azevedo Marques, 424 – Sala 01 – Centro. O contato pode ser feito ainda pelo telefone 3425-2034 ou pelo email:proconapucarana@gmail.com.