O 1º Festival de Inverno de Apucarana, realizado pela prefeitura entre 26 de junho e 9 de agosto, reuniu mais de 20 mil espectadores em 45 dias de atrações gratuitas em diversos espaços públicos. O resultado da primeira edição, que promoveu a diversidade artística e cultural com música, teatro, cinema ao ar livre, festas temáticas e encontros culturais, foi celebrado pelo prefeito Rodolfo Mota. “A ideia do festival, sobretudo desta edição inaugural, foi demonstrar para a sociedade a visão desta gestão para o setor, que é de compromisso, valorização da cultura e criação de acesso democrático à arte de forma descentralizada”, pontuou o prefeito, lembrando que a agenda foi aberta no Cine Teatro Fênix, “com um memorável concerto da Banda Municipal Maestro João Florindo da Silva e encerrado no último sábado – 9 de agosto, no mesmo palco, com a Orquestra Sinfônica de Londrina”.
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Rodrigo Liévore, o Recife, também fez uma avaliação positiva do 1º Festival de Inverno de Apucarana. “Foram 45 dias de atrações culturais gratuitas e abertas ao público que promoveram alegria, lazer e muita diversão por toda a cidade. Mais de 20 eventos, entre eles, o Cinema na Praça, que passou pelos bairros da Vila Reis, Solo Sagrado, Fariz Gebrim, Vila Regina, Sumatra e Praça Semiramis Braga, a Praça do 28”, cita.
O “Arraiá Julino”, que também lotou o Espaço das Feiras com direito a música e gastronomia no “Sabadão da Família”, o “Dia do Rock” na Rua Gastronômica Osvaldo Cruz, eventos prestigiados por mais de 2 mil pessoas, e o 1º Capivara Fest, no Parque Municipal Jaboti, também foram elencados pelo secretário. “Tivemos ainda o Projeto Música na Praça, que promoveu apresentações musicais aos domingos na Praça do 28 e o Festival de Carros Antigos, o maior evento de carros da história da cidade, que levou um público de mais de 5 mil pessoas para o Complexo Lagoão”, informa o secretário de Cultura e Turismo.
Além das orquestras, o prefeito Rodolfo Mota pontua que o Cine Teatro Fênix, considerado a Casa da Cultura de Apucarana, recebeu ainda apresentações culturais como a peça teatral “Yentl em Concerto”, com a atriz Alessandra Maestrini (conhecida pela personagem Bozena, do programa televisivo “Toma Lá, Dá Cá”). “Paralelo ao festival, durante o período de inverno a prefeitura ainda foi parceira da Festa Julina da Catedral Basílica Menor Nossa Senhora de Lourdes, das Festas Juninas das escolas da rede municipal e do inédito e histórico evento do TikTok Brasil, que iniciou por Apucarana e capacitou empreendedores da cidade”, enaltece o prefeito.
Apesar de ser a primeira edição e do curto prazo para organização, a avaliação final da prefeitura é de que o festival cumpriu seu propósito, movimentando o inverno em Apucarana. “Espalhou alegria e aproximou a cultura da população. Agradeço a todos que estiveram envolvidos nesta programação e a todos os espectadores. A participação dos apucaranenses foi essencial para tornar esse momento inesquecível”, celebrou Recife.