A Autarquia dos Serviços Funerários de Apucarana (Aserfa), em conjunto com as secretárias Municipais de Serviços Públicos e a de Meio Ambiente, desenvolve desde o início desta semana uma série de ações nos cemitérios Cristo Rei e da Saudade. As intervenções vão desde limpeza geral, com roçagem, remoção de entulhos e lixo orgânico, passam pela retirada de árvores inadequadas para os locais, cujas raízes estão danificando a estrutura dos jazigos, e chegam à execução de reparos e fechamento de sepulturas (em estado de abandono) com colocação de lajes de concreto.

Embora não tenha sido feito um levantamento preciso, a diretoria da Aserfa estima que pelo menos 200 sepulturas estejam danificadas ou em “estado de abandono” por parte de seus proprietários. “Estamos realizando uma força-tarefa com ações criteriosas no sentido de promover melhorias importantes, visando melhor acolher as pessoas que frequentam esses locais”, observa Marcos Bueno, diretor-superintendente da Aserfa.

Tanto os entulhos quanto o lixo orgânico estão sendo removidos por empresa especializada e credenciada para o trabalho. “Tudo que está sendo coletado está tendo destinação ambiental correta, dentro das normas vigentes”, pontua Bueno.

Ele esclarece ainda que a retirada das árvores atende a orientação do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). “São espécies grandes, inadequadas para este tipo de local. Além de gerarem grande risco e destruição em caso de queda acidental, suas raízes acabam causando rachaduras e outros danos nos túmulos, ocasionando problemas ambientais”, explica do diretor-presidente da Aserfa.

A previsão é de que a força-tarefa no Cemitério Cristo Rei dure pelo menos mais sete dias. “No Cemitério da Saudade os serviços executados são em geral ligados à limpeza geral”, conclui Marcos Bueno.

Revitalização
– Após anos de abandono por parte de outras administrações, no final de 2014 o Cemitério Municipal Cristo Rei recebeu obras de revitalização.

As melhorias foram executadas pela Aserfa em conjunto com as secretarias municipais de Obras e de Serviços Públicos. “Promovemos a recuperação total das ruas internas, bem como a construção de calçadas em todo o entorno do cemitério. Também executamos total revitalização da praça frontal, que recebeu novos passeios em paver, instalação do piso tátil, que favorece a questão da acessibilidade aos deficientes visuais, guias rebaixadas para acesso dos cadeirantes, entre outras benfeitorias”, lembra o prefeito Beto Preto. Além disto, no final da praça foi construído um recuo para a entrada do ônibus do transporte coletivo, facilitando o embarque e desembarque de passageiros e o próprio trânsito na Rua Nova Ucrânia.

Publicações Recomendadas