A prefeitura de Apucarana prorrogou em uma semana, até o próximo dia 17, o pagamento em cota única e a primeira parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), que venceriam hoje (10). A medida visa dar mais uma oportunidade para o contribuinte receber o desconto de 5% no pagamento à vista do tributo, bem como atendendo aos casos em que o carnê ainda não chegou ao endereço do imóvel.
Paralelamente ao anúncio da prorrogação, a Secretaria Municipal da Fazenda informou que já a partir de amanhã (11) vai manter um plantão, inclusive no sábado e domingo, de atendimento ao contribuinte para emissão da segunda via do carnê, para esclarecer dúvidas e atender reclamações como as relacionadas à regularização do imóvel. “Mais de 2,2 mil imóveis constavam no cadastro como terreno vazio, mas na realidade possuem edificação. Os proprietários vão ser notificados para vir à prefeitura para regularizar a situação. Essa relação também vai ser publicada no jornal Tribuna do Norte ainda nesta semana”, informa o secretário da Fazenda, Marcelo Machado.
O plantão de atendimento vai funcionar no endereço da Rua Corifeu de Azevedo Marques, ao lado da prefeitura. O local estará identificado com faixas para orientar os contribuintes. Nos dias úteis, o atendimento será de 8 as 20 horas e no sábado e domingo, de 9 às 16 horas. Marcelo Machado orienta também sobre os locais de pagamento do IPTU, lembrando que neste ano todos os bancos estão autorizados para receber o tributo, incluindo as cooperativas como Sicred, Sicoob e Uniprime, além das lotéricas.
No ato de assinatura do decreto prorrogando o prazo para pagamento do IPTU, o prefeito Beto Preto conclamou o contribuinte a pagar o tributo em dia. “O IPTU é uma taxa inteira do município que nos possibilita pagar as dívidas e fazer obras que a comunidade tanto precisa”, disse Beto Preto.
Afirmando que a prefeitura está com todos os pagamentos em dia, Beto Preto lembra recente dívida trabalhista de R$ 1,6 milhão que o município precisa pagar, por determinação da justiça, até o final de agosto. “Para honrar esse compromisso precisamos contar com o dinheiro do IPTU. No entanto, precisamos continuar a realizar obras com recursos próprios do município, a exemplo de muitas que já estão em andamento”, disse.
Beto Preto fez um convite à população a acompanhar de perto onde o dinheiro do seu tributo está sendo empregado. “Dê um passeio pela cidade e vá, por exemplo, ver as obras de pavimentação em bairros que esperavam mais de 30 anos pelo benefício. São os casos das ruas Hélio Boneto, Ana Maria de Almeida Kuck e Benvindo Domingos, no Jardim Novo Horizonte, bem como na rua Miriam Maria, na Vila Reis”, relaciona.
Beto Preto sugere ainda a visita às obras de drenagem da água da chuva, que será seguida de recape asfáltico, no Jardim Figueira. “Os recursos municipais também estão sendo empregados em reformas em escolas e creches, como Augusto Weyand (Jardim Tibagi), José Brazil Camargo (Recanto do Lago), Vereador José Ramos de Oliveira (Pirapó), Albino Biacchi (Jardim Trabalhista), e Braga Côrtes (Vila Formosa), e creche Irmã Dulce (Parque Biguaçu), entre outras”, relacionou.
O montante global lançado do IPTU em 2015 chega a R$15 milhões. O carnê do IPTU também pode ser impresso pela internet, no site www.apucarana.pr.gov.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3422-4000.