A prefeitura de Apucarana, através da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família e Autarquia Municipal de Saúde, promoveu hoje uma tarde especial com oferta de serviços voltados à saúde da mulher. O evento, realizado em frente ao Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do Sumatra II, foi direcionado as moradoras daquela região, incluindo o Sumatra I e residencial Jaçanã.

“Hoje, no dia em que é comemorado o Dia Internacional da Saúde da Mulher, essa ação tem o objetivo de alertar as mulheres sobre os cuidados com a saúde”, afirma a diretora de departamento de Atenção à Mulher em Situação de Violência, da Secretaria da Mulher, Patrícia Vecchi.

Durante toda à tarde de hoje, numa tenda montada em frente do CMEI, a secretaria da mulher levou informações sobre seus serviços e orientações dos direitos e a proteção da mulher. O Centro de Atenção à Mulher (CAM), por exemplo, divulgou entre as moradoras da região que mantém uma estrutura de atendimento voltada ao enfrentamento da violência contra mulher. O projeto Economia Solidária, por sua vez, efetuou matrícula para o curso de Saúde no Prato, visando à formação de turmas com o público local e aulas ministradas na própria localidade.

O Centro de Oficinas também manteve uma equipe no evento, divulgando os cursos profissionalizantes que oferece gratuitamente a população e se encarregou de fazer o sorteio de brindes para as mulheres que efetuaram exames médicos disponibilizados no local AMS, como de HIV, sífilis, hepatite, glicemia, aferição de pressão e agendamento de preventivo. A Casa da Gestante também esteve presente prestando orientações sobre planejamento familiar e gravidez na adolescência.

“A realização dessas ações junto à comunidade de diferentes bairros da cidade tem atingido resultados bastante positivos. Foi comprovado que após cada evento cresce a procura por nossos atendimentos na secretaria da mulher, em especial daquelas que têm seus direitos violados e agora sabem que podem contar com nossa equipe multiprofissional para enfrentar a situação”, informa a secretária da Mulher e Assuntos da Família, Denise Machado.

Publicações Recomendadas