A Prefeitura de Apucarana, através do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento (Idepplan), concluiu nesta semana o trabalho de potencialização da iluminação pública da Rua Rafael Sorpile, em trecho entre as ruas Jaime Broietti, no Jardim Ponta Grossa, e São Tomé, no Núcleo Habitacional Dom Romeu Alberti. O investimento público na benfeitoria foi de R$ 25 mil, com recursos do caixa municipal, e envolveu a substituição de 13 luminárias de 150 watts por 14 luminárias vapor metálico de 250 watts, consideradas de alto rendimento. “Tivemos um resultado bem positivo neste serviço, onde conseguimos dobrar o fluxo luminoso na via”, relata o engenheiro eletricista Lafayete Luz, diretor-presidente do Idepplan.
Ele explica que não foi necessária a substituição dos postes, pois a Companhia de Energia Elétrica do Paraná (Copel) já possuía no trecho uma robusta estrutura que dá suporte a duas linhas de transmissão de alta tensão. “Assim pudemos realizar um trabalho que proporcionou um novo destaque ao trecho, conforme solicitado pelo prefeito, resultando em grande aprovação da população”, frisa Luz.
A melhoria da iluminação pública no trecho da Rua Rafael Sorpile conhecida como “rua da paineira”, assinala o prefeito Beto Preto (PSD), complementa o trabalho de reurbanização executado recentemente pela Prefeitura de Apucarana. “Além de um alargamento da pista, promovemos o reperfilamento asfáltico de todo o pavimento deteriorado e que agora tem novamente trafegabilidade”, afirma.
O trecho recuperado foi de cerca de 4 mil metros quadrados, ou o mesmo que 500 metros lineares de pavimento em um investimento de R$160 mil em recursos municipais. A vencedora da licitação e responsável pela execução das obras foi a Tapalam Construções e Empreendimentos Ltda., de Apucarana. “Por aqui transitam muitos trabalhadores e também passam os ônibus do transporte coletivo urbano, que agora contam com uma pista alargada, meio-fio, drenagem de águas pluviais, calçadas para os pedestres e iluminação pública de qualidade”, comenta o prefeito Beto Preto.
Nos próximos meses, o trecho irá receber ainda o fluxo de veículos vindo do Residencial Araucária. “Já autorizei a licitação e, em breve, uma empresa especializada vai dar andamento à construção de uma rua asfaltada de acesso ao residencial, que atualmente tem como única opção de entrada e saída a BR-369, na altura do Monumento ao Bone (Bonezão)”, concluiu o prefeito.