A prefeitura de Apucarana, através da Secretaria da Assistência Social, lançou na terça-feira à noite, no salão nobre do prédio central da administração municipal, o Programa Pré Aprendizagem. Voltada para um público de 14 a 22 anos, a iniciativa já conta com 150 inscritos e visa preparar jovens que estão na busca do primeiro emprego.

A solenidade foi marcada pela presença das partes envolvidas no processo de inserção dos jovens no mercado de trabalho, como a administração municipal, empresas que disponibilizam vagas, entidade que atuam no segmento do programa jovem aprendiz, mas principalmente pela grande maioria dos jovens que já se inscreveu no Pré Aprendizagem e seus familiares.

Acompanhada da mãe no evento de lançamento, Isabela Raíssa dos Santos, 15 anos, já se cadastrou no Programa Pré Aprendizagem desde o final do ano passado. “Preciso trabalhar para ajudar minha mãe e esse curso é essencial para me sentir preparada na hora de buscar um trabalho. Sem esse programa não conseguiria entrar no mercado de trabalho. Estou na grande expectativa de em breve conseguir trabalhar como atendente de loja. Não vou faltar às aulas e sei que isso vai me deixar mais confiante e preparada para a entrevista no comércio e empresas”, declarou Isabela.

O diretor do programa Pré Aprendizagem, Miguel Luiz Vilas Boas, destacou o grande público presente no lançamento. “Temos aqui a demonstração que esse programa já é um sucesso e que realmente era uma necessidade. Estamos implantando o Pré Aprendizagem por determinação do prefeito Beto Preto, demonstrando mais uma vez o olhar social com que ele conduz a administração do município”, diz Vilas Boas.

A superintendente da Secretaria de Assistência Social, Sueli Cebrian, explica que ao participar do Pré Aprendizagem o jovem vai ter a oportunidade de se preparar, através de vários cursos, para ser inserido no mercado de trabalho. “Neste primeiro passo, o jovem vai ser qualificado no Centro de Qualificação Total. Num segundo momento serão encaminhados para as entidades que ofertam o Menor Aprendiz. E, paralelamente a esse trabalho, será mantido contato com as empresas buscando as vagas para esses adolescentes”, explica Sueli.

O programa Pré Aprendizagem será desenvolvido pelo Centro de Qualificação Total. Os 150 primeiros inscritos iniciam os cursos ainda neste mês, mas partir de setembro serão abertas mais 150 vagas. “A intenção inicial é atender pelo menos 500 jovens”, informa Sueli Cebrian.

Com uma programação focada em prestar uma capacitação socioeducativa durante três meses, o Pré Aprendizagem vai preparar os jovens para o mercado de trabalho, em especial quando forem participar da entrevista de emprego.

O Pré Aprendizagem tem na sua programação as seguintes disciplinas: Empregabilidade e o mercado de trabalho; Comportamento e ética profissional; Comunicação eficaz na língua portuguesa; Segurança do trabalho; Fundamentos de matemática; e Informática básica (Word, Excel, Internet e Outlook).

O prefeito Beto Preto lembra que o Pré Aprendizagem reforça as demais iniciativas desenvolvidas em sua administração visando à inserção e manutenção da população no mercado de trabalho. “Nos últimos três anos, ofertamos gratuitamente um número recorde de vagas em cursos profissionalizantes aos apucaranenses”, destacou Beto Preto.

Os interessados em participar do Pré Aprendizagem devem procurar o Centro de Qualificação Total, na Rua Ouro Verde, 300, no Jardim América, telefone 3426-7241. Também podem comparecer na Agência do Trabalhador, localizada na Rua Renê Camargo de Azambuja, 705. Telefone 3423-1376.

Publicações Recomendadas