Marcando o início da Semana Nacional do Trânsito em Apucarana, a prefeitura, através da Secretaria de Educação, abre na próxima quarta-feira, às 9 horas, a campanha “Apucarana, pacto pela vida”. O evento, programado para acontecer no salão nobre, vai reunir autoridades militares, entidades religiosas, clubes de serviços, sindicato dos transportes, grupos de escoteiros, motos clube, jeep clube, fusca clube, escola de condutores, maçonaria, ACIA, AME, empresas de moto taxi, CIRETRAN, núcleo regional de educação, conselhos municipais, prefeitura e câmara municipal.

A programação da campanha prevê para as 10 horas, uma paralisação geral (um minuto de silêncio) no município em respeito às vítimas do trânsito. Essa mobilização promete ganhar a adesão de grande parte da população devido ao apoio dos órgãos de comunicação, núcleo regional de educação, comércio, empresas e igrejas. Os sinos da catedral Nossa Senhora de Lourdes vão tocar às 10 horas.

Às 10h10, todos os presentes na solenidade de abertura da campanha irão se reunir em frente à câmara municipal. Na oportunidade, haverá à soltura de bexigas brancas com uma faixa escrito o nome da campanha, ato que marcará a abertura da “Semana do Trânsito”. Simultaneamente à solenidade no salão nobre e na câmara municipal, vão acontecer atividades nas escolas municipais e CMEIs, com faixas e cartazes, incluindo também a soltura de bexigas. No período da tarde estão previstas blitz educativa e atividades pedagógicas de mobilização e conscientizações nos estabelecimentos de ensino da rede municipal.

Nos dias seguintes da Semana Nacional do Trânsito, realizada em todo país de 18 a 25 de setembro, serão mantidas atividades de blitz educativas e as atividades pedagógicas de mobilização e conscientização tanto nas escolas e CMEIs como na cidade como um todo. No sábado, haverá uma concentração de várias entidades na Praça Rui Barbosa, com a colagem, em torno da catedral, de cartazes feitos pelos estudantes, com desenho de uma cruz. Em meio a manifestações com banners e faixas, serão entregue adesivos e folders.

Já no domingo, igrejas católicas e evangélicas vão fazer referência às vítimas de trânsito durante suas celebrações. No dia 25, o encerramento da Semana de Trânsito vai reunir novamente os participantes da abertura no salão nobre da prefeitura, às 15 horas. Na ocasião serão entregues ao prefeito Beto Preto pedidos sobre o tema trânsito, feitos por alunos das escolas municipais e estaduais e pela comunidade em geral. Ainda na ocasião será lançada à proposta da criação do conselho municipal de trânsito.

Publicações Recomendadas