A Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços da Prefeitura de Apucarana firmou nesta quinta-feira (29/01) parceria com o Colégio Sesi para ofertar Ensino Médio Técnico em Desenvolvimento de Sistemas a jovens de baixa renda que cursaram todo o ensino fundamental I na rede pública. A iniciativa integra o Programa Bolsa para o Futuro e prevê investimento municipal de R$ 930 mil, com a concessão de 36 bolsas integrais.

Detalhes da iniciativa foram anunciados, em ato no gabinete municipal, pelo prefeito Rodolfo Mota e pelo secretário municipal Emerson Toledo. Na ocasião, o colégio do Sistema S esteve representado pela diretora, Priscila Fontes Veroneze e pela coordenadora de Relacionamento, Aline Cristina Peixoto. As inscrições para o processo seletivo acontece entre os dias 2 e 6 de fevereiro diretamente na instituição de ensino técnico, localizada no Núcleo Habitacional Castelo Branco.

Durante o anúncio, o prefeito assinou o projeto de lei criando oficialmente o programa e que será encaminhado para votação dos vereadores em sessões extraordinárias. “Escolhemos como lema da nossa gestão cuidar das pessoas e construir o futuro e esse programa faz exatamente isso. Quando investimos recursos públicos para formar 36 jovens, não estamos falando de gasto, mas de investimento que se perpetua no tempo, pois o conhecimento que vão adquirir vai acompanhá-los por toda a vida. Ao cuidar desses jovens hoje, estamos construindo o futuro de Apucarana. Como prefeito, como cidadão e como professor, é um orgulho poder implementar essa política educacional transformadora, que forma talentos locais e prepara cidadãos melhores para a nossa cidade”, disse Rodolfo Mota.

Segundo ele, o objetivo do programa – que integra metas dos “6 meses” Futuro – é dar autonomia a jovens de baixa renda. “Em determinado período do curso, esses jovens vão estagiar na prefeitura. Ao capacitar mão de obra especializada, queremos incentivar a nova geração a sair da dependência do Bolsa Família e revelar as vantagens do mercado de trabalho formal para o crescimento pessoal e profissional”, pontuou o prefeito.

Presentes no ato, os vereadores Moisés Tavares, Eliana Rocha, Gabriel Caldeira, Luciano Facchiano, Pablo da Segurança e Sidnei da Levelimp elogiaram a iniciativa e previamente manifestaram votos favoráveis. “Se esse projeto já estivesse hoje em nossas mãos, poderia ir imediatamente para votação na Câmara. É o tipo de pauta que dá gosto de votar pois, quando uma iniciativa como essa vira política pública, todos ganham. Neste caso, são 36 jovens que terão uma oportunidade real de transformação de vida”, frisou Moisés Tavares.

O curso de ensino técnico médio em Desenvolvimento de Sistemas junto ao Colégio Sesi Apucarana terá duração de três anos, com início em 9 de fevereiro deste ano e término em dezembro de 2028. Durante o período de formação, os estudantes terão acesso a conteúdos como programação, desenvolvimento de sistemas, banco de dados, análise de dados e projetos práticos, ampliando significativamente as chances de inserção no mercado de trabalho e geração de renda. O secretário municipal de Indústria, Comércio e Serviços de Apucarana, Emerson Toledo, destacou o forte impacto social do programa. “Esse investimento vai muito além da sala de aula. É inclusão, é oportunidade real. Estamos formando talentos locais, fortalecendo o setor de tecnologia e criando novas possibilidades de emprego e renda para a nossa juventude e para suas famílias”, ressaltou.

Presenças – Também prestigiaram o evento de lançamento da Bolsa para o Futuro a primeira-dama e secretária Municipal da Mulher e Assuntos da Família, Karine Mota, o vice-prefeito Marcos da Vila Reis, o superintendente municipal do Trabalho, Neno Leiroz, o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), Élio Pinto, a presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana), Aida Assunção, a presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana e Vale do Ivaí (Sivale), Bete Ardigo, o gerente regional do CREA em Apucarana, Jeferson Ubiali, representantes de universidades, empresários do ramo de tecnologia e outros parceiros do Colégio Sesi, e membros do secretariado municipal.

Quem pode participar: O programa é voltado a 36 alunos egressos da rede pública, com prioridade para famílias de baixa renda. As inscrições acontecem de 02 a 06 de fevereiro diretamente no Colégio Sesi Apucarana, e o processo seletivo seguirá critérios claros e objetivos, com anúncio dos aprovados no dia 6 de fevereiro.

Requisitos eliminatórios: Ter cursado integralmente o Ensino Fundamental em escola pública; Apresentar histórico escolar do 5º ao 9º ano; Possuir renda familiar de até dois salários mínimos por pessoa; Comprovar residência em Apucarana.

Critérios classificatórios e de desempate: Estar inscrito no CadÚnico; Melhor desempenho em Matemática; Maior idade, em caso de empate.

Mais informações: O Colégio Sesi de Apucarana fica na Avenida Aviação, 1851 – Núcleo Habitacional Castelo Branco. O telefone de contato é o 3420-5300.

Publicações Recomendadas