Dando continuidade ao cronograma de revitalização dos prédios escolares municipais, na noite de ontem (26/02), o secretário de governo de Apucarana, Sérgio Luiz Barroso, deu ordem de serviço para a reforma e ampliação da Escola José Brazil Camargo, localizada no Núcleo Michel Soni. No ato, ele representou o prefeito Beto Preto, que se encontrava em outro compromisso.
Click nos links de áudio acima
A Escola Municipal José Brazil Camargo é o quarto estabelecimento de ensino a ter obras autorizadas na última semana. Também receberão benfeitorias as unidades João Antônio Braga Côrtes (Vila Formosa), Albino Biacchi (Jardim Trabalhista) e Augusto Weyand (Jardim Tibagi).
O projeto de engenharia contempla todos os setores da escola, sendo reformada uma área de 412,64 m2 e ampliados mais 76,6 m2. Especificamente, serão feitas a reforma e a ampliação da secretaria, das salas de aula, dos sanitários, da cozinha, do refeitório, do depósito de merenda e da lavanderia, além de adequações nas redes elétrica e hidráulica e nos acessos e entradas, segundo as normas de acessibilidade.
O investimento total, com recursos próprios do Município, é da ordem de R$ 460.488,74 e a empresa vencedora da licitação é a Makino Construções Civis Ltda., de Londrina.
O prédio da Escola Municipal José Brazil Camargo é uma construção recente, com apenas 16 anos de funcionamento, mas que apresenta graves problemas. “A escola alaga frequentemente porque foi construída onde antes existia um lago, que foi drenado. Quando chove um pouco mais forte, as águas convergem para cá e inundam as salas de aula”, explicou a vereadora Aurita Bertoli, moradora do Núcleo Michel Soni.
“Por isso, esse imóvel é bastante úmido e propício à proliferação de insetos. No inverno, também é muito frio. Mas, em breve, vai estar todo arrumado para a gente comemorar”, acrescentou Elisa Zanetti, membro o Conselho Fiscal da Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) da escola.
A diretora da instituição, Miriam Aparecida Montanholi Dariva, também comemorou a notícia da reforma. “Eu trabalho há 23 anos na rede municipal e há 16 nesta escola. Eu nunca vi uma gestão assim, que se preocupa desde a estruturação do currículo até a disponibilização de materiais didáticos de qualidade para as crianças, a troca do mobiliário e os investimentos na infraestrutura das instituições. Essa é a realização de um sonho”, afirmou.
O objetivo do prefeito Beto Preto é que todas as escolas e centros de educação infantil (CMEIs) da rede possuam espaço adequado para o recebimento dos alunos. “Assim, ele não tem medido esforços para garantir tudo o que é necessário para a oferta de uma educação de qualidade”, concluiu Sérgio Luiz Barroso.