Ao inaugurar a pavimentação e o novo sistema de iluminação pública da Rua Alumínio na noite de ontem (5), a Prefeitura de Apucarana avançou mais uma etapa do “projeto interbairros”, que visa diminuir distâncias e aproximar as comunidades. Além de moradores, autoridades municipais e religiosas, equipe da administração municipal, o evento foi prestigiado por empresários do Parque Industrial Norte que, juntamente com a comunidade de bairros da região, reivindicavam a obra há cerca de 30 anos.

Click e ouça esta matéria

Os dois serviços foram executados com recursos próprios do município, no valor de R$ 650 mil. A obra de pavimentação da Rua Alumínio, principal via de ligação entre a rodovia BR 369 e o Núcleo Dom Romeu e demais bairros da zona norte, incluiu drenagem, meio-fio e asfalto feito com CBUQ, um material que tem vida útil entre 8 a 10 anos, somou 7,8 mil m² de asfalto, num extensão de 700 metros.

Dentro do pacote de serviço, que instalou nesta semana um novo sistema de iluminação pública no Núcleo Dom Romeu Alberti, Parque das Indústrias, e nos núcleos Sanches dos Santos e Djalma Mendes, a Rua Alumínio também teve toda rede de iluminação substituída nos últimos dias. Essa via, mais larga que as demais da região, ganhou uma atenção especial. De acordo com o superintendente de Projetos do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), engenheiro eletricista Lafayete Luz, as lâmpadas de mercúrio de 80 watts foram substituídas pelas de vapor metálico de 250 watts, proporcionaram um resultado de iluminação 10 vezes superior ao que existia.

Ao destacar a importância da pavimentação da Rua Alumínio para melhoria da qualidade de vida e mobilidade urbana para os moradores e empresários da zona norte, o prefeito Beto Preto disse que a obra vai facilitar o acesso da população aos estabelecimentos de ensino municipal e estadual, CMEI, Unidade Básica de Saúde daquela região.

Beto Preto lembrou que o Núcleo Dom Romeu foi o primeiro bairro a receber a modernização da iluminação pública na cidade. “Fazer o melhor pelos bairros de Apucarana que ficaram esquecidos por tantos anos é nossa obrigação. Estamos fazendo uma real transformação na cidade. Os apucaranenses podem ver isso em seus bairros, em frente suas casas”, afirmou Beto Preto.

Empresários comemoram

Lembrando que muitas vezes teve que contornar situação em que seus fornecedores ameaçaram suspender o negócio com sua empresa por causa dos transtornos provocados pelo pó e o barro pela falta de pavimentação da Rua Alumínio, o empresário Antonio Baltazar Resende, da Paulinor Alimentos, expressou em nome de outros empresários do Parque Industrial Norte o contentamento com a obra. “Foi uma vitória, uma glória. Foram 22 anos pedindo o asfalto e só recebia promessa das outras administrações. Quero agradecer e parabenizar o prefeito Beto Preto pelo trabalho que vem realizando, pelo cuidado que está demonstrando com a população apucaranense. Os anos de sofrimentos acabaram para nós empresários desta região. Finalmente fomos olhados com carinho pela administração municipal”, declarou.

A empresária Yara Pedrini Kawano, da Massas Caseiras Aroma e Sabor, também localizada no Parque Industrial Zona Norte, definiu a presença de asfalto na rua da sua empresa como um sonho realizado. “Fiz questão de acompanhar o andamento da obra. Tinha receio que parasse. Era muito bom para ser verdade. Agora está aí e estamos muito agradecidos ao prefeito Beto Preto para se sensibilizar com a nossa causa. Ele nos ouviu finalmente, o que não aconteceu com tantos outros prefeitos que o antecederam. Estamos nos sentindo mais estimulados a investir a ponto de ampliar as instalações e produção. Já estamos fazendo isso”, afirmou.

Outras vias de acesso aos bairros da zona norte, como as ruas Petróleo, Zinco, Silício, Ferro, Mármore e um trecho da Aço, também receberam nos últimos dias melhorias na iluminação pública, com a troca de lâmpadas de mercúrio por lâmpadas de vapor metálico de 150 watts. Com recursos próprios, a Prefeitura de Apucarana está investindo um pacote R$ 4,6 milhões para garantir um sistema de iluminação pública mais moderno e eficiente à população.

Publicações Recomendadas