A Prefeitura de Apucarana emitiu nesta quinta-feira (10/07) um novo e urgente alerta à população sobre a crescente incidência de um golpe virtual sofisticado, que utiliza e-mails falsos para simular intimações judiciais. Criminosos virtuais, se fazendo passar pelo “Município de Apucarana – Setor de Intimações”, estão enviando mensagens fraudulentas a pessoas físicas e jurídicas da cidade, informando sobre a suposta existência de processos judiciais registrados em seus nomes ou CNPJs junto ao Fórum de Apucarana. O comunicado fraudulento, elaborado com o intuito de induzir a vítima ao erro, chega a especificar datas e horários para comparecimento ao fórum, apontando que haverá sanções em caso de descumprimento. No final da mensagem, os golpistas inserem um link com a chamada “Acessar documento”, por meio do qual as vítimas são incentivadas a clicar para obter supostos esclarecimentos sobre o teor do processo judicial.
A Procuradoria Geral do Município é enfática ao alertar que, em hipótese alguma, o cidadão deve clicar no link disponibilizado nesses e-mails. A ação de clicar pode resultar na instalação de softwares maliciosos (vírus) em computadores e celulares, além de abrir uma porta para que os golpistas acessem dados sensíveis do usuário, especialmente informações bancárias.
A prefeitura não envia comunicado de intimação
A prefeitura esclarece que não envia comunicado de intimação. O cidadão deve estar muito atento ao domínio do remetente da mensagem. Toda comunicação da prefeitura, via e-mail, acontece somente pelo domínio (endereço eletrônico) apucarana.pr.gov.br. Ao constatar que não se trata de um e-mail enviado pela Prefeitura de Apucarana, o contribuinte deve descartar o comunicado.
Para o cidadão que abriu algum protocolo junto à administração, a maneira segura e confiável de checar como está o andamento, é acessar a aba serviços no site da prefeitura, clicar no ícone Protocolos, digitar o número do processo e o código verificador que consta no protocolo.
Histórico e novas táticas dos golpistas
Este tipo de golpe não é inédito na cidade. A prefeitura já registrou ocorrências anteriores, com empresários entrando em contato para verificar a veracidade de supostos processos judiciais relacionados aos seus CNPJs. Recentemente, os golpistas têm diversificado suas táticas, enviando e-mails com títulos variados, como “Intimação-Eleição 2016”, buscando novas formas de enganar a população.
Ação preventiva e canal de comunicação oficial
A administração municipal disponibiliza canal oficial para atendimento e esclarecimento de dúvidas. É importante o compartilhamento dessas informações com familiares e conhecidos, a fim de evitar que tenham seus dispositivos comprometidos e sofram prejuízos financeiros. Para tirar dúvidas, verificar a autenticidade de comunicados ou obter outras informações, o contribuinte pode entrar em contato diretamente com a Prefeitura de Apucarana através do WhatsApp oficial: (43) 99626-7658.
Mantenha-se informado e proteja-se contra golpes.

Publicações Recomendadas