A Prefeitura de Apucarana, em parceria com o Governo do Estado, iniciou nesta quarta-feira (21/01) um mutirão de castrações gratuitas que vai beneficiar 450 cães e gatos no município. A ação integra o Programa Castrapet e tem como objetivo reforçar o controle populacional de animais, combater o abandono e prevenir problemas de saúde pública.

O prefeito Rodolfo Mota destacou que a vinda do Castrapet para Apucarana conta com investimento de R$ 120 mil, com recursos destinados pelo gabinete do deputado estadual Delegado Jacovós, garantindo atendimento gratuito à população. “Essa iniciativa atua diretamente na prevenção de doenças, no combate ao abandono e no controle do crescimento desordenado do número de animais. É uma política pública fundamental para atender famílias que não têm condições de arcar com os custos de uma cirurgia”, afirmou.

O mutirão acontece no pátio da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e segue até sexta-feira, atendendo tutores de baixa renda e protetores de animais previamente cadastrados. As vagas foram preenchidas a partir de uma demanda reprimida existente no Centro Municipal de Saúde Animal (Cemsa), com prioridade para os cadastros mais antigos.

De acordo com o diretor do Cemsa, Fernando Felippe, conhecido como Repórter Selvagem, as castrações estão distribuídas ao longo de três dias. “O atendimento de gatos ocorre no período da manhã e o de cães à tarde, contemplando machos e fêmeas. As atividades começam às 7h30 e seguem até as 18 horas, com capacidade para até três procedimentos simultâneos”, explicou.

Segundo Fernando Felippe, 70% das vagas foram destinadas à população de baixa renda e 30% a protetores de animais. Para a realização das cirurgias, os animais precisam cumprir jejum, não podem estar no cio e passam por avaliação clínica completa. “Cada procedimento dura entre 10 e 15 minutos, mas todo o processo, incluindo triagem e pós-operatório, leva cerca de duas horas”, detalhou.

Além do Cemsa e da UTFPR, o mutirão conta com a parceria do Instituto Água e Terra (IAT) e da Autarquia Municipal de Saúde. Ao todo, 19 profissionais atuam diretamente na ação, sendo nove do Programa Castrapet do Governo do Estado e dez da Prefeitura de Apucarana, entre médicos veterinários, auxiliares e equipe de apoio.

Publicações Recomendadas