O Prefeito de Apucarana, Beto Preto, autorizou nesta quarta-feira (20/05) a abertura de licitação para a compra de alimentos para a merenda escolar. A previsão é que o edital seja aberto até o final do mês.
Prestigiaram o ato, realizado no gabinete, a diretora-presidente da Autarquia Municipal Educação (AME), professora Marli Fernandes, o secretário interino da pasta de Esportes, Paulo Kisner, a secretária da Promoção Artística, Cultural e Turística, Maria Agar Borba Ferreira, o secretário de Gestão Pública, Nikolai Cernescu Júnior, e as nutricionistas Jaqueline de Oliveira e Deise Figueiredo.
De acordo com o Departamento de Alimentação Escolar da AME, cerca de 90 itens serão adquiridos, como arroz, feijão, macarrão, açúcar, sal, margarina, ovos, óleo, chá mate, erva doce e camomila, bolachas doces e salgadas, farinhas de trigo e de quibe, fermento em pó, carnes de frango e bovina, peixes, presunto, pães, cereais matinais, mistura para pudim, leite em pó e muitos outros.
A professora Marli Fernandes destaca a aquisição de produtos específicos para as crianças diabéticas e com intolerância ao glúten e à lactose. “Nós procuramos atender às necessidades nutricionais de todos os alunos da rede municipal, respeitando suas diferenças biológicas e condições de saúde”, disse.
O edital prevê a compra dos seguintes itens para aqueles que possuem restrições alimentares: achocolatado em pó dietético, adoçante, macarrão sem glúten, cookies sem glúten, leite de soja, pão integral, pão sem glúten e sem lactose, gelatina em pó diet, mistura para bolo sem glúten e a fórmula infantil Nestogeno para os bebês lactentes.
O prefeito Beto Preto reforçou que a qualidade da merenda oferecida nas escolas e centros de educação infantil (CMEIs) da rede municipal é prioridade da atual administração. “Os assuntos relativos à alimentação das nossas crianças são sempre tratados com muita seriedade. Outra proposta que temos é de elevar para 35% a aplicação dos recursos destinados à compra de frutas e verduras provenientes da agricultura familiar”, garantiu.
Preocupada em oferecer alimentos sempre frescos e saudáveis, a AME já destina atualmente 30% dos recursos da merenda escolar para a compra de 60 diferentes itens diretamente dos produtores rurais, entre eles produtos hortifruti, panifícios, doces, carnes, grãos, leite, bebida láctea, mussarela e outros.
Outras recentes conquistas do Departamento de Alimentação Escolar foram a instalação de uma câmara fria na central de distribuição e a aquisição de uma van refrigerada para o transporte de alimentos perecíveis.