A organização da 11ª Feira do Café (Feicafé), prevista para os dias 18, 19 e 20 de setembro, no Distrito de Pirapó, foi tema de uma reunião realizada nesta quarta-feira (20/05) no gabinete do prefeito Beto Preto. “Um evento de sucesso se faz com planejamento antecipado, por isto é de fundamental importância que todos os envolvidos estejam em comunicação, propondo e executando ações. Mais uma vez podem contar com a parceria da prefeitura”, destacou o prefeito.

A possibilidade da feira ser realizada em novo local, uma solicitação elaborada no início deste ano, foi novamente apresentada à prefeitura por membros da Associação de Cafeicultores do Pirapó, promotores do evento. “Há grandes chances disto acontecer, com a estrutura principal sendo instalada nas proximidades do Museu Histórico do Café (antigas instalações da estação de trem da localidade), mas é algo ainda a confirmar, vamos debater mais sobre este tema em um encontro que pretendemos promover dentro de 15 dias na subprefeitura do distrito”, informou Beto Preto.

Desde a primeira edição, o evento – que é um misto de festa aberta ao público geral e encontro técnico – acontece na praça que abriga o ginásio de esportes Gerson Ferreira Chagas (Caveirão), e segundo os organizadores, já estaria pequena diante do crescimento anual da feira.

O presidente da associação, Nilton Fornaciari, também solicitou apoio municipal na divulgação das atrações, articulação com as polícias e guarda municipal no tocante à segurança dos visitantes e expositores, bem como intervenção junto à empresa de transporte coletivo de passageiros da cidade para que disponibilize mais horários de ônibus nos dias do evento. “Sobretudo estendendo o atendimento até a madrugada dos dias 18 e 19 de setembro (sexta e sábado) para que as pessoas que dependem do ônibus possam aproveitar um pouco mais da feira”, argumentou Fornaciari.

A intenção dos organizadores é fechar uma agenda de eventos diversificada, com um show musical com artista de renome nacional já para a abertura da Feicafé. Outra proposta abordada na reunião foi a de que o almoço de domingo tenha a venda antecipada. “Assim fica mais fácil de prevermos a demanda, evitando problemas como desperdício ou falta”, frisou Shigueo Yamamoto, vice-presidente da Associação de Cafeicultores de Pirapó.

O encontro contou ainda com a participação do presidente da Câmara de Vereadores, José Airton Deco de Araújo, Orlan Lourenzini (tesoureiro da associação), Osvaldo Bueno (presidente da cooperativa de cafeicultores do distrito), Mauro Machado (vice-presidente da cooperativa) e dos secretários municiais Maria Agar Borba Ferreira (Promoção Artística, Cultural e Turística), Paulo Aparecido Kisner, o Paulão (Esporte, Lazer e da Juventude), Nikolai Cernescu Júnior (Gestão Pública), Marli Regina Fernandes (Educação), do superintendente de Comunicação da Secretaria de Governo, Maurício Borges, e do procurador jurídico Paulo Sérgio Vital.

Publicações Recomendadas