O Programa Apucarana Mais Verde e Sustentável segue valorizando os espaços urbanos e ampliando o cuidado ambiental, a segurança e as áreas de sombra. Lançado no final do ano passado, o programa já fez o plantio de 625 mudas de porte maior, distribuídas em parques, praças, unidades educacionais e diversas ruas da cidade.
O prefeito Rodolfo Mota destacou o caráter inovador da iniciativa e o cuidado técnico empregado em todas as etapas. “Apucarana é mais verde, mais sustentável. Nós contratamos uma empresa especializada para fazer o plantio de mais de 4 mil árvores. São mudas de um porte maior, que permitem fazer também o transplante de árvores, uma situação inédita em Apucarana”, afirmou.
O pontapé inicial do programa, que aconteceu em novembro, foi marcado por uma intervenção simbólica e necessária no Centro Cívico José de Oliveira Rosa. “Os trabalhos começaram com a substituição de dois flamboyants – que apresentavam risco para as pessoas – por ipês brancos . O mesmo procedimento está acontecendo em outros espaços, com o auxílio de um tomógrafo com tecnologia de alta precisão que verifica as condições da árvore, evitando abates desnecessários”, reiterou Rodolfo Mota.
Entre as espécies que já foram plantadas e vêm transformando a paisagem urbana, estão 375 resedás, além de uma variedade de ipês: 25 rosas, 38 roxos e 187 brancos. “O diferencial desta etapa foi o plantio de mudas de porte maior, muitas delas já floridas, especialmente os resedás, que já estão trazendo mais cor e beleza para a cidade”, salientou o secretário municipal de Meio Ambiente, Diego Silva.
Uma das regiões contempladas é o trajeto da tradicional Prova Pedestre 28 de Janeiro. “Nas vias do percurso foram plantados 250 resedás, valorizando o trajeto e deixando um legado ambiental permanente para a população”, exemplificou.
O secretário do Meio Ambiente também enfatizou o rigor técnico que norteia as ações do programa. “As ruas contempladas passaram por análise técnica prévia, identificando a real necessidade de arborização e definindo a espécie mais adequada para cada local. Nos trechos com rede elétrica, por exemplo, priorizamos espécies de porte menor, evitando futuros conflitos com a fiação e garantindo o desenvolvimento saudável das árvores”, detalhou.
Diego Silva ressaltou ainda que o modelo de contratação da empresa garante o plantio e a manutenção das árvores. “A empresa fica responsável no período inicial por cuidados como rega, reposição e substituição de mudas que, eventualmente, venham a morrer ou sofrer vandalismo. Ou seja, o município só recebe essas árvores totalmente consolidadas, garantindo eficiência no investimento público e segurança técnica ao longo de todas as etapas”, completou.

