Nos últimos dois anos, moradores de 10 bairros de Apucarana estão deixando de conviver com o cenário da poeira, em dias secos, e da lama em dias chuvosos graças a investimentos da prefeitura em pavimentação. Um exemplo é o Jardim Milani, cuja espera de 34 anos por asfalto está próxima de fazer parte do passado. Após a autorização para o início das obras, concedida em agosto pelo prefeito Beto Preto (PT), a empreiteira vencedora da licitação, Tapalam Construções e Empreendimentos Ltda., já executou o serviço de drenagem, com a implantação da rede de galeria pluvial, construção de meios-fios e, nesta semana, avança com os trabalhos de asfaltamento em uma área de 7 mil metros quadrados.
O prefeito Beto Preto lembra que a obra é mais uma ação concreta tendo como ponto de partida compromisso assumido com a população. “Temos aqui mais uma prova do que o poder público municipal é capaz de fazer por uma cidade quando se tem o verdadeiro compromisso com o povo. Infelizmente, outros gestores não encararam problemas como deste bairro como prioridade. Mas agora é hora de comemorar. Os dias melhores chegaram e as famílias hoje vão poder passar o Natal e as festas de fim de ano com o asfalto novo. Parabéns a todos pela conquista”, destacou o prefeito.
O secretário de Obras, Herivelto Moreno, explica que o serviço absorve investimentos, com recursos próprios do município, na ordem de R$560 mil e atendem a sete quadras. “O material é de qualidade, o que garante uma vida útil maior ao pavimento, sendo base de 15 centímetros em brita graduada e camada de três centímetros de CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente)”, informa Moreno. As ruas atendidas pelo pacote de obras são: São Jerônimo Milano de Freitas – trecho entre as ruas Honorato Rossi e Mario Giublin; Rua Valdivo José Teixeira – entre as ruas Honorato Rossi e Mario Giublin; Rua Francisco Coelho Vilela – toda extensão da via; Rua Honorato Rossi – entre a Jerônimo Milano de Freitas e Francisco Coelho Vilela; e Rua Mario Giublin – entre a Jerônimo Milano de Freitas e Francisco Coelho Vilela.
A moradora Aparecida de Fátima Calçado destaca que toda a comunidade está contente com a benfeitoria viabilizada pela prefeitura. “Há muitos anos a gente vinha sofrendo com barro, buraco na rua. Quando eu entrei morar aqui fiquei até em depressão de tanto sofrimento, por que onde eu morava tinha asfalto. Então agora com a chegada do pavimento estamos bem felizes. Até que enfim encontramos um prefeito que olhou por nós.
Outra moradora do Jardim Milani, Odila Gomes, diz que para ela a espera foi de 33 anos. “Na outra gestão nós reivindicamos muito por esta obra. Fizemos abaixo-assinado, foi feita reunião com o prefeito da época, mas na hora de assinar o papel mesmo ele pulou para trás. Graças a Deus, com uma atitude diferente do atual prefeito, a poeira e o barro agora vão ficar só na lembrança”, comemorou.