Integrando o Programa Interbairros, o prefeito de Apucarana, Beto Preto, assinou nesta quarta-feira (22/06) ordem de serviço para a pavimentação da Rua das Pombas. O trecho liga o Núcleo Habitacional Michel Soni (Recanto do Lago) até a Avenida Minas Gerais e, no prosseguimento, ao Núcleo Habitacional Adriano Correia. O investimento é de R$ 87.381,01 e a obra será executada pela Road Engenharia Ltda, de Londrina, que terá prazo de 60 dias para concluir os serviços previstos.
O ato, realizado no salão nobre da Prefeitura de Apucarana, e contou ainda com a presença do vice-prefeito Sebastião Ferreira Martins Junior (Junior da Femac), do presidente da Câmara de Vereadores, José Airton Deco de Araújo, da vereadora que mora no bairro e representa o Recanto do Lago, Aurita Bertoli, e do secretário municipal de Obras, Herivelto Moreno, além de representantes da associação de moradores e líderes comunitários. Já representando a empresa que vai executar a obra, esteve presente o engenheiro Fernando Farah.
Beto Preto destaca que a ação é mais um investimento do Programa Interbairros, que vem sendo executado em vários locais de Apucarana. “Na Rua Alumínio, por exemplo, foram 30 anos de espera e a obra vai encurtar em quase um quilômetro a chegada das pessoas ao Dom Romeu Alberti. Asfaltamos também a Rua José Beltoni, que liga os jardins Marissol e Casagrande, além dos fundos do Jardim América e Ponta Grossa. A Rua Jacaré existe desde o início do João Paulo e fizemos toda ela prevendo a chegada do viaduto. A Rua Jéfferson Boiça, que liga o Jardim Catuaí ao Parigot de Souza. Fizemos também o final da Rua Renê Camargo de Azambuja, ligando com o Jardim das Flores”, enumera Beto Preto.
O serviços previstos na Rua Pombas são de terraplenagem, compactação do solo, meio-fio, caixa de ligação, bocas de logo, tubos para drenagem das águas pluviais e pavimentação em área de 1.724 metros quadrados. “Essas pequenas ligações fazem a diferença na vida das pessoas e garantem maior mobilidade urbana. As ruas das Pombas e a João Carlos do Prado já tem um movimento de 400 veículos ao dia. Passaram por lá, além de carros, ônibus escolares, vans e veículos do transporte coletivo”, cita Beto Preto, lembrando que com essa obra a atual gestão estará levando o asfalto a 100% das ruas do Recanto do Lago.
A vereadora Aurita Bertoli afirma que o Recanto do Lago está situado no meio do traçado da ferrovia, o que deixa muitas vezes os moradores ilhados. “As duas saídas do nosso bairro são cercadas pela ferrovia e a Rua das Pombas, mesmo sem estar asfaltada, já era uma alternativa para os moradores. Houve um tempo, que chegamos a recorrer ao Ministério Público para ter acesso à pavimentação”, lembra a vereadora.
O líder comunitário, Adilson Novaes, afirma que a região Sul da cidade vem se desenvolvendo bastante e a obra contribuirá para consolidar o crescimento. “Além do acesso à Minas Gerais, essa ligação também poderá ser utilizada pelas pessoas para chegarem ao Residencial Fariz Gebrim que está sendo construído”, frisa Novaes. Também estão previstos para essa região da cidade o Residencial Barcelona, o Loteamento Monte Sião e, nos próximos dias deverá haver o lançamento do Parque Industrial da Juruba, além da duplicação entre Apucarana e Califórnia que já está sendo executado pela Concessionária Rodonorte.