A Prefeitura de Apucarana está colocando em prática um planejamento de saúde animal com mutirões de castração. Nesta quinta-feira (07/08), teve início mais uma etapa, que atenderá 80 gatos. A ação é fruto da parceria com um grupo de voluntários, que doou os materiais necessários para os procedimentos.

O prefeito Rodolfo Mota lembra que, no início do ano, já foram feitas 540 castrações pela unidade móvel do CastraPet, do Governo do Estado. Ele afirma que ainda neste ano está prevista uma segunda edição dessa iniciativa e outra em parceria com a Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi). “Também já estamos finalizando o processo de compra de materiais para atender gratuitamente a população de baixa renda”, cita Rodolfo Mota.

Fernando Felipe Rodrigues, diretor do Centro Municipal de Saúde Animal (Cemsa), afirma que cada animal castrado significa menos abandono nas ruas. Neste mutirão, estão sendo atendidos protetores que cuidam de mais de 15 gatos e já recebem ração do município. Esses animais são voltados para adoção e, castrados, terão mais chances de encontrar um novo lar.

As castrações estão acontecendo com o apoio de voluntários. O grupo viabilizou os medicamentos, anestésicos, fios cirúrgicos e outros materiais necessários. Já os procedimentos estão sendo realizados por profissionais do Município. “As castrações também ajudam a prevenir doenças e melhoram o comportamento dos pets”, completa Rodrigues, que também é conhecido como o Repórter Selvagem.

Segundo a médica veterinária Dienifer Galindo, as castrações desta etapa estão sendo feitas às quintas e sextas-feiras, com média de seis procedimentos por dia. Os atendimentos são realizados na sede do Cemsa com apoio de uma anestesista e seguem até completar o total de 80 animais programados nesta fase.

Publicações Recomendadas