A cerimônia de abertura aconteceu na noite de sexta (9), e contou com a presença de Ryuguetsu Suzuki, presidente do Instituto Paranaense de Ikebana Ikenobo América do Sul. O evento também foi prestigiado pelo prefeito Beto Preto e a primeira-dama Adriana Gonçalves, que foram recepcionados pelo presidnete da Acea, Satio Kayukawa e o secretário Tosio Sato.

Cinqüenta artistas de vários municípios paranaenses participam da 26ª Exposição de Ikebana,na Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (Acea). A exposição é promovida pelo Instituto Paranaense de Ikebana Ikenobo América do Sul e conta com o apoio do Consulado Geral do Japão em Curitiba, Aliança Cultural Brasil Japão do Paraná, Comissão de Apoio Paranaense de Ikenobo, Prefeitura de Apucarana e Acea.

O evento prossegue neste sábado e domingo, com a participação de expositores de Apucarana, Assaí, Londrina, Maringá, Rolândia, Curitiba, Paranavaí, Umuarama e Mauá da Serra.

Ao participar da exposição, o prefeito Beto Preto disse que a arte japonesa serve de exemplo para os jovens em geral. “É um evento aberto ao público e que reúne expositores de todo o Paraná e que merece o nosso apoio”, comentou Beto Preto.

Segundo Tosio Sato, a prática de ikebama não tem muitos adeptos junto ao público jovem, restringindo-se principalmente à faixa etária entre os 30 e 80 anos. “Estamos reforçando o convite a alunos de escolas particulares e públicas para que visitem a exposição e aprendam a gostar da arte”, revela Sato.

Ele lembra que a exposição está sendo coordenada pela sua esposa, Yuriko Sato, com o apoio da presidente do Grupo de Ikebana de Apucarana, Makiko Aomoto.

Confira galeria de imagens

Publicações Recomendadas