O prefeito de Apucarana, Beto Preto, recebeu nesta segunda-feira (22 de julho) várias reivindicações do setor do vestuário, em reunião ocorrida no gabinete municipal com a governança do Arranjo Produtivo Local (APL) e empresários. Entre os pedidos apresentados estão o repasse anual de recursos financeiros e o apoio em diversas ações, como a Expoboné, o “Censo do Vestuário” e o Fórum Norte Paranaense de Desenvolvimento Econômico e do Vestuário. O prefeito reafirmou o seu apoio ao setor e solicitou a criação de uma comissão, formada por membros da governança e da Prefeitura, para analisar conjuntamente os pedidos.

No entanto, Beto Preto já garantiu o atendimento de uma das solicitações, que é o repasse anual de R$ 40 mil como incentivo ao desenvolvimento de ações do setor. “Existe previsão orçamentária para isso e vamos fazer nos próximos meses, de forma escalonada, esse repasse”, assegurou durante o encontro, que contou ainda com a participação de Maria Abigail Beira Fortuna, presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana e Vale do Ivaí (Sivale), de Maria Leonora Batista, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Apucarana e Região, José Henrique Martins, consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Laércio Beani da Costa, secretário Municipal de Indústria e Comércio, e Marcello Augusto Machado, secretário municipal de Gestão Pública.

A governança do APL reúne empresários e diversas entidades, como o Sivale, sindicato dos trabalhadores do setor, Sebrae, Senai, Sesi e instituições financeiras, entre outros. Beto Preto enalteceu a criação do Fórum Norte Paranaense de Desenvolvimento Econômico e do Vestuário, que está sendo programada para o mês de outubro. “Este tipo de ação vem ao encontro daquilo que planejamos, que é reconquistar a nossa força local, fortalecendo a marca da nossa cidade, valorizando os nossos produtos e buscando inseri-los cada vez mais no mercado”, assinala o prefeito.

O setor também pretende fazer um levantamento físico e econômico do vestuário, com o objetivo de detectar problemas, definir soluções e apontar oportunidades. “Em 2005 realizamos um censo voltado para o boné e agora pretendemos envolver todo o vestuário. Queremos conhecer a fundo o setor, quantas empresas existem, empregos gerados, os diversos segmentos. A ideia é mobilizar e buscar oportunidades”, explica José Henrique Martins, consultor do escritório do Sebrae em Apucarana.

Maria Abigail Fortuna, presidente do Sivale, repassou ao prefeito Beto Preto um ofício solicitando apoio para que o setor possa estar representado nas reuniões mensais da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT). Os encontros ocorrem na sede da ABIT em São Paulo e o setor, através do Sivale, solicitou o custeio das despesas com deslocamento. “O Sivale é a representante legal de 531 indústrias do vestuário em Apucarana e se associou a ABIT em junho. Além da despesa com a taxa da mensalidade, teremos os custos com as passagens”, observou.

O secretário municipal de Indústria e Comércio, Laércio Costa, lembra que a Prefeitura vem apoiando diversas iniciativas do setor, entre as quais estão a Expoboné, que neste ano ocorre entre os dias 17 e 19 de setembro. O Município, segundo ele, também está prospectando áreas para promover a expansão industrial. “Uma delas vai beneficiar diretamente o setor e fica no Distrito de Pirapó, que reunirá em torno de 30 empresas de confecções e de marcenaria”, frisa.

O empresário Jaime Leonel, membro da governança do APL, afirma que o encontro não teve apenas o objetivo de apresentar as reivindicações do setor. “Viemos fazer uma visita, apresentar alguns pedidos, mostrar o que o APL está fazendo, apresentar projetos como o Fórum do Vestuário e agradecer o apoio que estamos recebendo da Prefeitura de Apucarana”, destaca.

Publicações Recomendadas