O prefeito de Apucarana, Beto Peto, participou na segunda-feira (30/09) da formatura alusiva ao aniversário do 30º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMec). A unidade do Exército, que completou 45 anos, homenageou cerca de 30 pessoas com o diploma de “amigo do Batalhão”.
O prefeito Beto Preto, acompanhado da primeira-dama Adriana Gonçalves, recebeu a honraria das mãos do general Altair José Polsin, comandante da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, de Cascavel, e do tenente-coronel Marcio Luiz Passos Tibério, comandante do 30º BIMec de Apucarana.
O vice-prefeito de Apucarana, Sebastião Ferreira Martins Junior, o Junior da Femac, também participou do evento e foi igualmente agraciado com o diploma de “amigo do Batalhão”. Devido à chuva, a formatura foi realizada no ginásio de esportes do Batalhão e depois as autoridades e convidados participaram de um coquetel.
HISTÓRICO
Em meados da década de 60, a 4ª Companhia do então 13º Regimento de Infantaria (Ponta Grossa/PR) foi destacada para Apucarana. Em 30 de setembro de 1968, a subunidade desvinculou-se do 13º Regimento de Infantaria, sendo esta a data do aniversário do Batalhão. .Em 15 de dezembro de 1970 foi inaugurado o atual aquartelamento e, em 22 de dezembro de 1971, a 4a Companhia de Infantaria foi transformada em 30º Batalhão de Infantaria Motorizado.
Atualmente, a unidade passa por um processo de evolução operacional, passando de batalhão motorizado para mecanizado. Com isso, o 30º BIMec está recebendo novas viaturas e projetos estratégicos do Exército, que visam aumentar a capacidade de prontidão e de operacionalidade.