A Polícia Militar do Paraná, criada em 1854, completa 160 anos neste domingo. Para marcar a data, o 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM), com sede em Apucarana, realizou nesta sexta-feira (08/08) uma solenidade, que contou com a presença de autoridades civis, militares e eclesiásticas. O prefeito de Apucarana, Beto Preto, prestigiou o ato, acompanhado do vice-prefeito, Sebastião Ferreira Martins Junior. Os dois enalteceram a trajetória da Polícia Militar do Paraná e participaram da entrega de troféus e medalhas a membros da corporação.

“A Polícia Militar é a mão forte do Estado, sendo a garantia de direitos e do cumprimento das leis. É uma corporação corajosa e valorosa que promove a segurança e o bem-estar do cidadão. Quero parabenizar a todos, desde os recém incorporados aos oficiais mais graduados. Sintam-se abraçados, cumprimentados e reconhecidos pelos relevantes serviços prestados”, frisa Beto Preto.

Já o vice-prefeito, Junior da Femac, destacou o trabalho do 10º BPM e as parcerias mantidas com o Município. “A corporação é brilhantemente comandada em Apucarana e desenvolvemos várias ações em parceria, envolvendo a Guarda Municipal e atividades em áreas como a educação, com o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas) e a patrulha escolar”, assinala.

A solenidade foi presidida pelo tenente-coronel Aimoré Nunes Moreira, comandante do 10º BPM, e teve ainda a presença do tenente-coronel Márcio Luiz Tibério Passos, comandante do 30º Batalhão de Infantaria Motorizado (30º BIMec), do major Hemerson Saqueta Barbosa, comandante 4º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Apucarana (SGBI) e da delegada-adjunta da 17ª Subdivisão Policial (SDP), Iane Cardoso do Nascimento. Também estiveram presentes o juiz José Roberto Silvério, representando o Judiciário, e promotor Gustavo Marinho, representando o Ministério Público, além dos prefeitos de Cambira, Maurílio dos Santos, e de Califórnia, Ana Lúcia Mazeto. O Legislativo de Apucarana foi representado no ato pelo presidente da Câmara, José Airton de Araújo, que esteve acompanhado no ato pelos vereadores José Eduardo Antoniassi e Mauro Bertoli.

O sargento Rodrigo, responsável pelo cerimonial, fez a leitura da ordem do dia, escrita pelo coronel César Vinicius Kogut, comandante-geral da Polícia Militar do Paraná. Além de destacar princípios como a justiça e o reconhecimento do trabalho, Kogut incluiu uma mensagem de pesar, em homenagem aos dois policiais mortos em combate recentemente no município de Medianeira.

A solenidade contou ainda com a entrega de medalhas de ouro, prata e bronze a cinco membros do Corpo de Bombeiros por terem atuado – 10, 20 e 30 anos – na corporação, sem que nesse período tenham cometido nenhuma transgressão militar. Além disso, houve o desfile de tropas e a entrega de troféus aos três primeiros colocados no campeonato de tiro que envolveu membros da Polícia Militar.

HISTÓRICO – A Polícia Militar do Paraná(PMPR) foi criada como uma unidade de caçadores (um tipo de infantaria leve) pela Lei nº 7, de10 de agosto de 1854, com a denominação de Companhia de Força Policial. A corporação, que abrange também o Corpo de Bombeiros, integra o sistema de segurança pública e defesa social do Brasil e tem por missão a preservação da ordem pública, o policiamento ostensivo e a execução de atividades de defesa civil. Atualmente, a corporação conta com um efetivo de cerca de 21 mil membros no Paraná, entre homens e mulheres.

Publicações Recomendadas