Preocupado com as recentes ocorrências na área da segurança pública, o prefeito de Apucarana, Beto Preto, convocou o comando do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) para discutir o tema. A principal preocupação é quanto à escalada dos crimes contra o patrimônio, especialmente roubos e furtos. As ações serão intensificadas em várias regiões da cidade, com base em mapeamento da Polícia Militar.

Participaram do encontro, realizado no gabinete do prefeito, o tenente-coronel Aimoré Nunes Moreira, comandante do 10º BPM, o sargento Daniel Rodrigo de Souza, relações públicas do 10º BPM, o secretário municipal de Governo e ex-delegado da Polícia Civil, Sérgio Luiz Barroso, e o vereador Antônio Ananias.

“Venho nos últimos dias recebendo de moradores e de lideranças manifestações de preocupação, vindas de bairros como o João Paulo, o Jardim Colonial, o Jorge Maia, o Sumatra, o Jaçanã e o Distrito de Pirapó. Muitos destes são bairros novos e há a necessidade de aumentar a presença do poder público, inclusive da Polícia”, afirma Beto Preto.

De acordo com ele, o Município estará ainda mais presente nos bairros recém-inaugurados. “Nos próximos 60 dias, vamos entregar uma escola, um Centro Educação Infantil, uma Unidade Básica de Saúde e um Centro de Referência da Assistência Social no Sumatra. Com isso, estaremos aumentando a presença do poder público nesta região da cidade”, observa.

Beto Preto ressalta que algumas ocorrências registradas em Apucarana têm relação com o crime organizado. “Diante desta situação, convidamos o comando da Polícia Militar para trocar ideias e nos inteirar das estratégias que estão sendo adotadas para coibir as ações criminosas”, argumenta.

Durante o encontro, foi citado como exemplo o caso da tentativa de assalto ao proprietário das Lojas “O Doidão”, ocorrido na terça-feira. “São criminosos de fora, que estavam baseados em Londrina e tinham informações privilegiadas. Estamos realmente constatando uma alavancada do crime neste começo do ano e já estamos desenvolvendo diversas ações nos bairros, que serão intensificadas”, afirma o tenente-coronel Aimoré.

Conforme o comandante do 10º BPM, as operações nos bairros envolverão viaturas e motos do serviço de Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (Rotam), além das equipes de trânsito e módulo móvel. “Temos mapeada a cidade. Existem determinados pontos permeados pelo crime e vamos agir”, frisa Aimoré, mencionando que haverá o trabalho de saturação e policiamento ostensivo, envolvendo abordagens de pessoas e veículos, entre outras ações.

Publicações Recomendadas