A comissão organizadora da fase municipal da Conferência Nacional de Educação (CONAE) entregou ontem ao prefeito Beto Preto o relatório do evento, realizado no final de junho com a participação de 219 delegados e mais 62 ouvintes. Para cada dos 7 temas de discussão propostos pelo Ministério da Educação, Apucarana apresentou em torno de 40 sugestões.

“Nossa cidade cumpriu de sobra o que foi proposto nesse debate nacional da educação. Agora vamos chamar essa discussão para o âmbito municipal”, disse Beto Preto. Numa preparatória para o evento da CONAE, foram realizadas em Apucarana 78 pré-conferências em escolas municipais, estaduais e faculdades da cidade, somando 6.473 participantes entre professores, servidores, pais, alunos do ensino fundamental, médio e superior, além representantes da sociedade civil.

O resultado desses encontros foi transformado em relatórios, também entregues ao prefeito ontem em seu gabinete. “Esses relatórios, um específico dos CMEIs e outro das escolas municipais, vão ser um grande balizador para compreendermos atual estágio da educação no município. A partir deste levantamento é possível encaminhar as discussões sobre a educação no município. É possível saber o que os CMEIs e as escolas estão precisando”, afirmou a secretária de Ensino Superior, Marli Regina da Silva.

No encontro, Beto Preto anunciou a realização de um evento neste segundo semestre para discutir a educação no município. “Desta vez será um momento para debatermos os assuntos locais, que interferem na nossa gestão, como eleições diretas para diretores, metodologia pedagógica, instalações físicas. Esse assunto não se encerra porque temos tentar viabilizar as sugestões na prática”, defendeu Beto Preto.

Publicações Recomendadas