Em evento realizado ontem (30), na sede da Associação dos Deficientes Físicos de Apucarana (Adefiap), o prefeito Beto Preto fez a entrega de 11 cadeiras de rodas motorizadas a pessoas com necessidades especiais, residentes no município, dentro do Programa Viver Sem Limites, do Governo Federal. Outras 12 pessoas, residentes na área de abrangência da 16ª Regional de Saúde, também foram contempladas pelo equipamento. A solenidade contou ainda com a presença do vice-prefeito Sebastião Ferreira Martins Júnior (Junior da Femac); Roberto Kaneta, diretor presidente da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana; Emília Cretuchi, e Ana Cecília Botelho da Silveira, respectivamente presidente e vice-presidente da Adefiap; e Arilson Chiorato, assessor da senadora Gleisi Hoffmann.
Ao falar aos contemplados com os equipamentos, o prefeito Beto Preto não escondeu sua satisfação pela entrega das cadeiras motorizadas a onze apucaranenses e as doze outras pessoas beneficiadas, enaltecendo ainda o trabalho da Adefiap. “Esta entidade é uma bênção de Deus, pois é uma história de luta de sua presidente na defesa dos direitos das pessoas com necessidades especiais. Ao mesmo tempo, estou feliz pela administração municipal contribuir para a melhora na qualidade de vida dos beneficiados com estes equipamentos”, manifestou Beto Preto. Ele antecipou que dentro de 90 dias, graças ao trabalho da senadora Gleisi Hoffmann junto ao Governo Federal, mais pessoas deverão ser contempladas com cadeiras de roda e de banho, não apenas da regional de Saúde de Apucarana, mas também de Ivaiporã.
O vice-prefeito Junior da Femac ressaltou que em Apucarana vem sendo desenvolvido um amplo trabalho para permitir acessibilidade aos portadores de necessidades especiais, com a implantação de rampas de acesso em praças, avenidas e ruas, além da retirada de tocos de árvores em vários pontos da cidade. “Também há um empenho da administração municipal em cobrar dos proprietários de imóveis que implantem calçadas adequadas a movimentação dos portadores de deficiência, em uma luta diária para uma melhor qualidade de vida destas pessoas”, completou.
O diretor-presidente da Autarquia Municipal de Saúde, Roberto Kaneta, lembrou que a parceria com o Governo Federal, Adefiap e 16ª Regional de Saúde tem contribuído para “dar maior autonomia ao portador de necessidades especiais”. Kaneta acrescentou que a AMS tem responsabilidade na elaboração do parecer social, documento fundamental para garantir a obtenção do equipamento motorizado.
A presidente da Adefiap, Emília Cretuchi, disse que a entrega dos novos equipamentos tem um grande significado para os beneficiados. “Haverá, sem dúvida,uma significativa melhora na qualidade de vida destas pessoas, pois terão maiores condições de mobilidade, podendo, inclusive sair de suas casas com comodidade”, explicou ela. Emília Cretuchi enalteceu o trabalho realizado pela Prefeitura de Apucarana, através da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), ao elaborar o parecer social para os cadastrados a receber as cadeiras.
Entre os beneficiados com a cadeira motorizada está Vanusa Reis Ferreira, de 42 anos, moradora do Residencial Ouro Fino. Ela disse que agora poderá sair de casa sozinha, ir à igreja. “Estou muito feliz com isso”, disse ela. Já os familiares de Antônia Guerreiro, do Jardim Catuaí, não esconderam a satisfação em receber o equipamento, pois assim ela poderá circular pela casa e mesmo na área externa com maior segurança.