O prefeito Beto Preto anunciou nesta quarta-feira (23), autorização para abertura de processo de licitação, visando a contratação de empresa para construção da Capela Mortuária do Distrito de Vila Reis. O edital será publicado de imediato e a obra deve ser iniciada no final de janeiro, com prazo de seis meses para conclusão.
O projeto concebido pelo Instituto de Desenvolvimento, Planejamento e Pesquisa de Apucarana (Idepplan), prevê 157,37 metros quadrados de área construída. A capela vai dispor de sala de velório, com copa, cozinha e sanitários, além de varandas externas e estacionamento.
No local também será erguido um muro no entorno da futura capela e, no acesso, será assentado calçamento de paralelepípedos. O terreno de 1.000 metros quadrados é do próprio município e está localizado no final da Rua Manoel Bernardes dos Reis, na Vila das Acácias.
O investimento previsto é de R$ 319 mil, com recursos oriundos do próprio município, por meio da Autarquia de Serviços Funerários de Apucarana (Aserfa). O subprefeito de Vila Reis, Antônio Marques da Silva, o Marquinhos da Vila Reis, como é mais conhecido, diz que a obra era reivindicada há mais de 20 anos pelos moradores de Vila Reis. “A partir deste ano reforçamos o pedido ao prefeito Beto Preto e, felizmente, estamos sendo atendidos. Minha alegria é a alegria da comunidade que vê atendido um desejo antigo. Parabéns prefeito Beto Preto. A sociedade precisa de referências e você é uma referência para mim e para Apucarana. É um exemplo a ser seguido”, assinala.
O prefeito Beto Preto, por sua vez, lembrou que a construção da capela foi um pedido do subprefeito Marquinho no dia da sua posse, em março deste ano. “Nove meses depois seu pedido foi atendido e a comunidade que representa terá agora um local apropriado para dar adeus aos seus queridos. Além disso, com a capela a área próxima será beneficiada, pois vai ganhar uma urbanização”, observa Beto Preto.
O diretor-presidente da Aserfa, Vladimir José da Silva, destacou que a autarquia vem priorizando seus investimentos buscando prestar cada vez mais um atendimento de qualidade e atender antigas reivindicações da comunidade. “A Vila Reis pedia e necessitava há muito tempo de uma capela mortuária. Esta obra é uma conquista para o distrito. A administração municipal está sendo surpreendendo com obras como esta e tantas outras”, disse Vladimir.
Capela do Ponta Grossa está em construção
Há menos de dois meses o prefeito Beto Preto autorizou o início da construção da capela mortuária do Jardim Ponta Grossa, uma reivindicação de cerca de 20 anos da população de vários bairros da região. Com 50% da obra executada, a capela está sendo construída na Avenida Central do Paraná , no prolongamento da Rua Dom Pedro II, ao lado da linha férrea.
A capela mortuária do Jardim Ponta Grossa terá 157,37 metros quadrados de área construída, contando com hall de entrada, sala de velório, varandas externas cobertas, sala de estar, copa, depósito e dois sanitários adaptados para portadores de necessidades especiais. O investimento, com recursos próprios da prefeitura, é de R$ 190.582,97. A vencedora da licitação foi a empreiteira Pires – Construções e Empreendimentos Ltda – ME, de Apucarana.
Além do Jardim Ponta Grossa, a capela do Jardim Ponta Grossa vai beneficiar os moradores do Marcos Freire, Vale Verde, Alvorada, Ouro Verde, os jardins América, Mercadante, Diamantina e o Marissol, além do Sanches dos Santos, Mathias Hoffman, Recanto Mundo Novo e adjacências.