Com área de 1.200 metros quadrados e capacidade para 120 crianças, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do Jardim Diamantina será o primeiro construído em Apucarana com a tecnologia PVC Concreto, que dispensa a colocação de tijolos. O contrato que garantirá a obra, no valor de 1 milhão e 492 mil reais, foi assinado nesta quinta-feira (17/10) pelo prefeito de Apucarana, Beto Preto, e por André Daldosso, diretor de relações com o governo da Casa Alta Construções Ltda, de Curitiba, contratada para executar a obra através do convênio com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Na mesma oportunidade, o prefeito Beto Preto assinou o termo de compromisso para a construção de um centro educacional no Loteamento Sanches dos Santos. O documento integra o trâmite burocrático necessário para a liberação dos recursos, no valor de R$ 819 mil. “Essas duas unidades vão se somar com outras duas, uma no Núcleo Habitacional Afonso Camargo e outra no Jardim Catuaí, cujos processos estão em fase final de tramitação em Brasília”, destaca Beto Preto.

De acordo com ele, as quatro unidades serão construídas com recursos do Governo Federal, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). “Ao todo, serão quase R$ 4 milhões em investimentos. São recursos bancados integralmente pelo Governo Federal, cabendo ao Município apenas a doação do terreno e alguns serviços de apoio, como movimentos de terra e viabilização de entradas de água e luz”, esclarece.

De acordo com Fernando José de Freitas, diretor-presidente da Autarquia Municipal de Educação, o CMEI do Jardim Diamantina será do tipo B, com capacidade para 120 crianças, que poderá ser aumentada para 240 caso o espaço for utilizado em dois turnos. Já as demais unidades previstas, Afonso Camargo, Jardim Catuaí e Loteamento Sanches dos Santos, são do tipo C e terão cerca de 600 metros quadrados de área construída cada uma e capacidade para 60 crianças em período integral e 120 em dois turnos.

NOVA TECNOLOGIA – O vice-prefeito, secretário municipal de Obras e diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), Sebastião Ferreira Martins Junior, informa que o CMEI no Jardim Diamantina será construído ao lado da Escola Municipal Karel Kober. De acordo com ele, a empresa contratada terá prazo de sete meses para executar a obra, que será edificada no sistema construtivo PVC Concreto.

Internacionalmente conhecido como Royal Building System(RBS), a tecnologia é constituída por painéis ocos de duplo encaixe coextrudados de PVC. Com diversas espessuras, eles são preenchidos com concreto. A diferença para o sistema convencional de fôrmas é que as fôrmas ficam incorporadas à construção e servem como acabamento final, dispensando revestimentos adicionais como pinturas, rebocos e cerâmicas. Umas das principais vantagens é o rápido andamento das obras.

Publicações Recomendadas