A Secretaria da Assistência Social da Prefeitura de Apucarana inaugura neste dia 6 de março, às 9h30, na Rua João Mattiuzi, 340, próximo ao Centro Social Urbano do Parque Bela Vista, a Residência Inclusiva. O local prestará, gratuitamente, Serviço de Acolhimento Institucional, no âmbito da Proteção Social Especial de Alta Complexidade do SUAS (Sistema Único da Assistência Social), conforme estabelece a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais dentro do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite. “Trata-se de um local com estrutura física adequada e adaptada a receber usuários com todo o tipo de deficiência, seja ela física, intelectual, sensorial ou múltipla. Funcionará ininterruptamente como um lar para essas pessoas, de modo a melhor atendê-las”, explica o prefeito Beto Preto (PT).

Os casos atendidos pela Residência Inclusiva geralmente são repassados pelo Serviço de Proteção Especial à Pessoa com Deficiência, anexo ao CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social) ou via Ministério Público. “Destina-se a jovens e adultos com deficiência (entre 18 e 59 anos), de ambos os sexos, em situação de dependência, prioritariamente aqueles atendidos pelo Benefício de Prestação Continuada – BPC, que não disponham de condições de autossustentabilidade ou de retaguarda familiar e ou que estejam em processo de desinstitucionalização”, relata Márcia Regina de Sousa, secretária Municipal da Assistência Social.

A equipe da Residência Inclusiva é formada por profissionais de nível superior como terapeuta ocupacional, psicólogo e assistente social, além de cuidadoras para prestar atendimento individual e coletivo aos usuários com demandas específicas, identificadas logo após acolhimento através do Plano de Atendimento Individual (PIA).

Serviço:
Mais informações sobre o novo serviço a ser oferecido pela rede municipal da assistência social podem ser obtidas pelo 3422-9357 (CREAS).

Publicações Recomendadas