Empresários e instituições ligadas ao Arranjo Produtivo Local (APL Bonés) voltam a se reunir nesta semana para a segunda fase de debates, que culminarão na elaboração de um plano de desenvolvimento do setor. De terça a quinta-feira (8 a 10 de julho), o consultor da Fundação Carlos Alberto Vanzolini, contratado pelo Governo Federal, estará novamente em Apucarana. Nesta etapa, além das reuniões técnicas, haverá visitas a algumas empresas do setor do vestuário.
De acordo com o secretário municipal da Indústria e Comércio, Laércio Costa, o foco desta fase são o levantamento de dados, a definição do perfil do setor e a apresentação de propostas para o plano de desenvolvimento. “Os trabalhos começam nesta terça-feira, no Sivale (Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana e do Vale do Ivaí) e serão conduzidos pelo Marcelo Costa, consultor da Fundação Vanzolini . Devido ao jogo do Brasil, neste primeiro dia as atividades serão realizadas somente no período da manhã, das 8 às 12 horas”, esclarece.
Os debates prosseguem na quarta-feira ao longo do dia, quando serão levantados dados e estatísticas do setor. “São informações como empresas, cadastros existentes, planilhas, dados oficiais e a Rais (Relação Anual de Informações Sociais), entre outras”, cita o secretário municipal de Indústria e Comércio. Já na quinta feira está prevista a visita a empresas e, após revisão geral, o recolhimento dos dados. “Em agosto, o consultor estará novamente em Apucarana para apresentar os documentos do plano finalizados que, logo na sequência, serão apresentados ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e ao Ministério da Cultura”, explica Costa.O APL de Apucarana foi aprovado em seleção pública para arranjos de economia criativa, realizada em 2013 pelo Governo Federal. “Apucarana participa do programa junto com outros 27 arranjos produtivos. É um trabalho que não tem ônus para os empresários, pois todas as despesas com a consultoria estão sendo bancadas pelo Governo Federal”, finaliza.