No dia 26 de novembro, em Brasília, será feita a apresentação final dos planos de desenvolvimento de 27 APLs, entre os quais está o de Apucarana. O encontro que reunirá representantes de várias partes do Brasil acontecerá das 14h às 18h, na Sala Funarte Cássia Eller (Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural, Lote 2). Depois de quase seis meses de estudos e debates, o Arranjo Produtivo Local de Bonés elencou 24 ações classificadas em dois grupos: previstas e futuras.

O secretário municipal de Indústria e Comércio, Laércio Beani da Costa, participou dos debates e lembra que o Arranjo Produtivo Local de Bonés foi, junto com os demais, contemplado em programa desenvolvido pelos ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e da Cultura. “Além da apresentação dos planos, a reunião será também um momento de consolidação da parceria com o governo federal e de comemoração dos 10 anos do grupo de trabalho permanente dos Arranjos Produtivos Locais”, pontua Laércio Costa.

O secretário também salienta que o plano foi elaborado com o apoio da Fundação Carlos Alberto Vanzolini, de São Paulo, contratada pelo Governo Federal. “O consultor designado pela fundação realizou várias reuniões presenciais em Apucarana, além de agendar visitas em empresas. Foi um período extremamente positivo para reflexões, avaliações e definição de ações”, frisa Laércio Costa.

De acordo com José Henrique Martins, consultor do Sebrae e integrante da governança do APL Bonés, as ações previstas estão em fase inicial de execução e abrangem pesquisa de imagem do APL, consolidação de um calendário de feiras, implantação de um distrito industrial e o aproveitamento econômico dos resíduos do setor de confecções.

Já as ações futuras compreendem a realização de um censo econômico do setor, ações visando a elevação do nível de escolaridade e especialização da mão de obra, apoio tecnológico para as empresas ligadas ao APL, adesão ao Projeto de Extensão Industrial Exportadora (PEIEX), desenvolvimento de um programa de inteligência competitiva, formalização das facções e estímulo ao associativismo e cooperativismo.

Publicações Recomendadas