Cerca de 2.800 alunos da rede municipal apucaranense terão a oportunidade de conhecer melhor o funcionamento do sistema solar, com seus planetas, constelações e movimentos de rotação e translação. A Autarquia de Educação trouxe, essa semana, para a cidade, o Planetário Itinerante da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).
O Planetário Itinerante é uma cúpula inflável, de cinco metros de diâmetro, que simula a escuridão da noite. Na sua abóboda, as crianças podem ver projetadas as imagens de planetas distantes, galáxias, nebulosas, entre outras curiosidades.
A estrutura encontra-se montada no Centro da Juventude Alex Mazaron e, até a próxima quinta-feira (28/04), deve ser visitada pelos alunos do 4º ao 9º ano das 37 escolas municipais. A aula lúdica, que dura em média 30 minutos, é proferida por acadêmicos de física e estagiários da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
“A atividade é uma preparação para a prova da OBA que será realizada nacionalmente no início do mês de maio,” explica a secretária municipal de educação, professora Marli Fernandes.
Ela lembra que, em 2015, aproximadamente 6 mil alunos da rede municipal participaram da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, que é organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira e pela Agência Espacial Brasileira. “A nota mínima para a conquista de uma medalha era de 9,0. E nós tivemos 412 alunos que receberam distintivos de ouro, prata ou bronze,” destaca.
A aluna Aline, do 4º ano A, da Escola Municipal Monsenhor Arnaldo Beltrame, esteve no Planetário Itinerante na tarde desta segunda-feira (25). “Antes de vir aqui eu achava que nós veríamos uma maquete do sistema solar, mas nós entramos em uma bolha gigante que deu a impressão de estar realmente no espaço. O momento mais interessante da visita foi quando vimos imagens dos astronautas que pareciam estar chegando perto da gente,” descreveu.
Um globo terrestre e um planetário por escola
Para facilitar a aprendizagem dos alunos na disciplina de geografia, a Autarquia Municipal de Educação equipou, no ano passado, as unidades de ensino de sua rede com novos materiais pedagógicos.
“Foram adquiridos e repassados um globo terrestre e um planetário por escola, além de mapas do mundo, do Brasil, do Paraná e de Apucarana para todas as salas de aula,” disse professora Marli.
Os materiais permitem que os alunos visualizem os conteúdos ensinados e tornam as aulas mais práticas. O objetivo é levar conhecimento efetivo às crianças.