A programação da semana comemorativa aos dois anos de atividades do Patronato Municipal de Apucarana e a Semana da Luta do Movimento Nacional para População de Rua teve prosseguimento ontem (20) à noite no auditório Gralha Azul da Unespar/Fecea. O evento foi marcado pelas palestras “Vulnerabilidades Sociais – o Impacto na Criminalidade e na Situação de Rua”, com a psicóloga e professora Doutora Flávia Fernandes Carvalhaes e com a assistente social e professora mestranda Eliana Santos.

“A atenção aos moradores de rua em Apucarana tem um grande alcance social. Esse valioso trabalho se tornou possível através da estrutura criada a partir do Centro POP. Todos os técnicos da Secretaria da Assistência Social ligados a prestação deste serviço têm tido um dedicação especial as cerca de 40 pessoas atendidas diariamente”, afirmou o secretário Municipal de Governo, pastor Othoniel Gonçalves, que representou o prefeito Beto Preto na noite de palestras. Além do atendimento social e psicológico, o Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP) oferece banho, almoço e passagens de ônibus, entre outros serviços.

As atividades comemorativas das duas promoções continuam ao longo do dia de hoje (8h30 às 17 horas), também no campus Fecea da Unespar, no auditório José Berton, onde acontece um fórum de discussões. Em pauta as temáticas “Projeto Novos Horizontes – Autores de Violência Doméstica e Intrafamiliar”; e “O Perfil da Pessoa em Situação de Rua e as Políticas Públicas que os contemplam”.

Ambas as comemorações iniciaram na segunda-feira em solenidade no salão nobre da prefeitura com a participação de autoridades municipais, do poder judiciário, agentes de segurança, representantes das instituições parceiras do projeto, acadêmicos, professores, representantes da sociedade civil e funcionários municipais e estaduais envolvidos nos atendimentos das respectivas áreas.

O Patronato de Apucarana é referência no Paraná, já tendo beneficiado 478 egressos nestes dois anos de atividade. A iniciativa, que resgatou a fiscalização e o cumprimento efetivo das penas em regime aberto e semiaberto na comarca, envolve parceria com o Fórum Desembargador Clotário Portugal, através dos juízes Oswaldo Soares Neto e José Roberto Silvério, Unespar, Prefeitura e Governo do Estado do Paraná.

Publicações Recomendadas